Petrobras - Petronect - Novofoco

As 4 utilidades do Petronect, o sistema de compras Petrobras

Se você deseja que sua empresa forneça para a Petrobras é fundamental entender como o Petronect funciona.

Criado em 2003, o sistema é a porta de entrada para empresas que desejam se cadastrar na Petrobras e receber oportunidades. Através do login no programa, a Petrobras comprova a aptidão dos candidatos para participarem de licitações, além de realizar compras, financiamentos e cotações.

A emissão de cotações pelo Petronect subiu gradativamente durante os três primeiros meses do ano levando o portal a uma média de quase 10 mil por dia. Até fevereiro de 2017, das 140 mil empresas ativas registradas, 79% são localizadas no Brasil.

Captura de Tela 2017-05-25 às 14.35.46

Com tudo isso em vista, separamos as principais utilidades do sistema eletrônico que gerencia todas as compras e contratações Petrobras:

Cadastro de fornecedores pelo Petronect

O Petronect é o primeiro passo para uma empresa negociar com a Petrobras. Depois de criar um usuário no site, o candidato a fornecer precisa preencher os dados básicos e questionários de avaliação de acordo com as famílias de fornecimento desejada.

A Petrobras realiza a avaliação dos questionários e a emissão do certificado (CRCC). Após a aprovação, acontece a liberação para o fornecedor participar de processos de compras e contratações.

Compras e Contratações

Toda vez que a Petrobras identifica uma necessidade, uma oportunidade é criada no Petronect.

Através do sistema, a Petrobras seleciona empresas, disponibiliza os editais de licitação, esclarece dúvidas do mercado, e comunica os vencedores de cada processo.

Uma vez que a oportunidade é publicada no Petronect, o fornecedor cadastrado pode então apresentar sua proposta e aguardar classificação. A Petrobras emite os pedidos, envia a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e acompanha todo o processo de pagamento pelo portal.

Somente em 2017 já foram realizados mais de 28 mil processos e mais de 51 mil pedidos.

Petrobras - Petronect - Novofoco

Pagamento aos fornecedores contratados

O Petronect permite que o fornecedor tenha acesso a previsibilidade de seu pagamento pela Petrobras. Através do sistema, o fornecedor envia a NF-e e/ou CT-e. Depois que o documento é aprovado e validado as informações referentes ao agendamento ficam disponíveis online.

O fornecedor pode visualizar todos os dados importantes para o pagamento como data prevista, moeda, valor bruto, impostos, deduções, valor líquido e chave do documento fiscal.

Cotações

Para itens de pequeno valor, a Petrobras usa o sistema realizando cotações para organizações de compra permitindo que as Unidades Operacionais ou empresas do grupo focalizem em compras estratégicas ou complexas.

Petrobras - Petronect - Novofoco

O processo se inicia quando a Petrobras especifica o valor estimado e a lista de Fornecedores. Após isso, 3 cotações válidas são obtidas. O Petronect emite o pedido, autoriza e realiza o pagamento.

Segundo a Petrobras, o ano passado fechou com 274 leilões eletrônicos, 253 mil pedidos e 106,3 mil cotações eletrônicas.

Quer se tornar um Fornecedor Petrobras? Nós podemos te ajudar.

CRCC

The following two tabs change content below.
Redacao Novofoco

Redacao Novofoco

Consultoria especializada em cadastros corporativos, a NOVOFOCO se destaca como referência em CRCC PETROBRAS e certificações de sistemas de gestão como a ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Uma empresa dinâmica, experiente, focada em resultados e apaixonada pelo que faz.
Redacao Novofoco

Posts Relacionados por Redacao Novofoco (ver todos)

Comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *