Conhecida por implementar na organização a cultura da rápida resposta às mudanças das condições ambientais, a ISO 14001 (norma que tange a gestão ambiental) exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

Depois de entender sobre os princípios da norma, chegou a hora de descobrir quais são os principais mitos da norma especializada em gestão ambiental.

Só empresas de grande porte podem se certificar com a ISO 14001

Um dos principais mitos que rondam a mente de microempreendedores. Empresas de qualquer tamanho podem se certificar na ISO 14001, desde empresas juniores à multinacionais. Inclusive, empresas de menor porte possuem maior facilidade em se certificar porque, devido ao tamanho, a auditoria e implementação são mais rápidas.

Não é obrigatório ter licença ambiental para ser certificado

Mais um mito! Toda empresa que busca a certificação na ISO 14001 deve atender a todos os requisitos, isso inclui licença ambiental. Fique bastante atento porque a legislação ambiental é bastante complexa.

A obtenção da ISO leva menos de 1 ano

Não necessariamente, o processo é complexo! Em média, o tempo pode variar entre 10 à 18 meses. Tudo irá depender do tamanho da empresa, recursos humanos disponíveis na empresa e do grau de envolvimento da direção.

Não é obrigatório fazer auditoria de manutenção

O trabalho não termina depois da obtenção da ISO 14001! É obrigatório fazer, no mínimo uma vez ao ano, uma auditoria de manutenção para monitorar o Sistema de Gestão. Caso não mantenha as auditorias acordadas com o órgão emissor, a empresa pode ter sua certificação suspensa.

Bem, agora que desvendamos alguns mitos sobre a norma, chegou a hora de implementar a norma de gestão ambiental na sua empresa. Ser certificado pela ISO 14001 impacta diretamente e positivamente no seu lucro, imagem perante ao público e outros stakeholders e também melhora sua concorrência.