A noção da mentalidade de risco na ISO 9001:2015 ainda é um mistério para muitos, mesmo tendo sido sempre presente na ISO 9001. Com as últimas mudanças no texto da norma, o requisito de implantação das “ações preventivas” para falhas potenciais identificadas deixou de ser tratado de forma simplificada, para assumir contornos de um fundamento que deve permear todo o sistema de gestão da qualidade.

Em edições anteriores da ISO 9001, o requisito sobre este tipo de ação foi separado do todo. Na nova versão, a consideração do risco tornou-se integral, proativo ao invés de reativo afim de prevenir ou reduzir os efeitos indesejáveis, através da identificação precoce e ação.

A prática de considerar risco em todo o sistema e todos os processos melhora a probabilidade de alcançar objetivos declarados. Dentre os ganhos obtidos, pode-se considerar a confiança e satisfação do cliente, garantia de consistência da qualidade dos produtos e serviços, cultura proativa de melhoria bem estabelecida, melhoria na governança, entre outros.

Por acreditar nas melhorias que uma nova percepção sobre riscos pode trazer sobre seu sistema de gestão, a Novofoco construiu um eBook para tratar de modo prático e compreensível as noções mais importantes a respeito desse assunto.

Caso tenha dúvidas, mande um e-mail para [email protected].