Se a sua empresa deseja estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental eficaz, comprovando estar de acordo com práticas sustentáveis a seus clientes e organizações, a ISO 14001 é a melhor opção.

Entretanto, antes de pensar em adotar a abordagem sistêmica da ISO 14001, será necessário levar em conta princípios importantes acerca da própria certificação. Separamos abaixo o que você não pode desconhecer sobre a norma ambiental.

Obter a ISO 14001 é mais complicado do que a ISO 9001

Já de início, fique sabendo que o processo é um pouco mais complicado do que a conquista da ISO 9001. Isso acontece porque, no Brasil, temos uma legislação pertinente ao Direito Ambiental bem complexa. Fato que obriga às organizações a fazerem um levantamento ainda mais minucioso sobre a situação da empresa.

A licença ambiental é uma obrigatoriedade. Além dela, todos os requisitos pertinentes apresentados na legislação ambiental devem ser levados em consideração.

A consultoria tem papel decisivo na conquista

Contratar uma consultoria especializada para tentar implementar os requisitos da norma pode parecer uma grande saída. O apoio de uma equipe experiente pode reduzir custos (e stress) e otimizar tempo, aumentando as chances da empresa conseguir a ISO.

A ajuda de uma consultoria é uma ótima opção para criar procedimentos, mapear processos e preparar a documentação necessária. Cabe a uma consultoria todo o processo de implementação e auditoria interna.

É preciso entender como a ISO 14001 se aplica à sua empresa

A aplicação da norma depende de fatores como a política ambiental da organização, da natureza das atividades por ela desenvolvidas, dos seus produtos e serviços, dos locais e das condições nas quais o sistema funciona e do atendimento aos requisitos legais e estatutários do mercado que atua.

Pense nisso antes de começar. Trace um plano com objetivos e metas claras, tentando entender como a ISO 14001 poderá se aplicar em cada condição de sua empresa.

Sua equipe precisará manter-se engajada

A proposta da implementação da ISO 14001 está justamente no envolvimento de toda a equipe em prol da qualidade ambiental na empresa. Esta movimentação precisa acontecer, começando pela Alta Direção.

Apesar de vital, o engajamento  só irá acontecer com a existência de uma Liderança ativa e envolvida. Esteja preparado para promover ações práticas capazes de manter seu time 100% envolvido nos objetivos da norma.

Se você precisa saber mais  sobre a ISO 14001 de modo prático e compreensível, separamos em um eBook gratuito as noções mais importantes a respeito do tema que, para algumas empresas, ainda parece um processo impossível de se descodificar. Baixe gratuitamente clicando aqui.