Programa de integridade, Novofoco

Como implementar um programa de integridade na minha empresa?

Em uma época em que escândalos de corrupção estão envolvendo grandes empresas brasileiras, a busca pelos serviços de compliance, tais como um programa de integridade, aumentaram no país. Só a Odebretch, empresa envolvida na Lava jato, prevê investir R$64 milhões de reais na área. Este valor é quase 6 vezes maior que o valor investido em 2015.

A legislação brasileira anticorrupção prevê que todas as empresas, independente de seu tamanho, devam ter um Programa de Integridade. Quando há um planejamento e uma execução bem realizada, a empresa reduz o risco de se prejudicar e manchar sua reputação em relação a clientes e parceiros.

Não podemos pensar que um Programa de Integridade funcionará sem o apoio irrestrito da liderança da empresa. O Programa de integridade é um programa de compliance específico para prevenção, detecção e remediação dos atos lesivos previstos na lei, que tem como foco, além da ocorrência de suborno, também fraudes nos processos de licitações e execução de contratos com o setor público.

Como implementar um Programa de Integridade corretamente?

  • Apoio Alta Administração – Qualquer programa de conformidade deve ter apoio irrestrito da alta administração. E no Programa de Integridade não é diferente, pois é previsto em lei;
  • Analisar as lacunas no controle – Identificação das lacunas de controle em processos como qualificação e contratação de fornecedores, processos de recrutamento e seleção de empregados, governança ética dentre outros relacionados;
  • Elaborar o plano de ação – As lacunas encontradas deverão ter uma ação de mitigação de riscos atrelada a cada uma delas. Estas ações farão parte de um plano de ação;
  • Definir a função de controle – Segundo a legislação, a manutenção do programa de integridade deve estar sob área de controle especifica. Esta área poderá ser, por exemplo, Auditoria Interna;
  • Monitorar – O Programa de Integridade é vivo e deve ser atualizado permanentemente. Para isto, ações de monitoramento deverão ser levadas a cargo pela área responsável, com resultados reportados a Alta Administração.

O sucesso na implementação do programa de integridade está diretamente relacionado ao emprego do melhor recurso para tal. O interessado deverá avaliar os prós e contras entre optar pela solução in house ou partir para uma consultoria externa.

The following two tabs change content below.
Rui Bezerra
Mestre em Administração pelo IBMEC e Bacharel em Ciências Contábeis pela UERJ. Além disso, possui mais de 25 anos de experiência na auditoria interna, riscos e compliance.
Rui Bezerra

Posts Relacionados por Rui Bezerra (ver todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *