A ISO 9001 foi feita para qualquer tipo de empresa, independente do tamanho. Como uma norma que atua na padronização de serviços ou produtos, ela busca melhorar a gestão de uma empresa, incluindo a organização dos processos, estrutura e interação.

No mar de dúvidas sobre a implementação e um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), separamos três dicas importantes que você precisa conhecer antes de iniciar o processo. Esperamos que suas dúvidas sejam esclarecidas!

A importância da consultoria para a ISO 9001

Nenhuma empresa é obrigada a contratar uma consultoria especializada para tentar implementar os requisitos da norma. Entretanto, os benefícios resultantes do apoio de uma equipe experiente podem reduzir custos (e stress) e otimizar tempo, aumentando as chances da empresa conseguir a ISO 9001.

As auditorias são meticulosas e detalhistas. Portanto, as etapas precisam ser seguidas com todo o cuidado possível. A ajuda de uma consultoria é uma ótima opção para criar procedimentos, mapear processos, preparar a documentação necessária e verificar o cumprimento dos objetivos.

Sua equipe precisará se manter engajada

A proposta da implementação da ISO 9001 está justamente no envolvimento de toda a equipe em prol da Qualidade na empresa. Esta movimentação precisa acontecer, começando pela Alta Direção.

Apesar de vital, o engajamento só acontecerá com a existência de uma liderança ativa e envolvida. Esteja preparado para promover ações práticas capazes de conscientizar e manter seu time 100% envolvido nos objetivos da norma.

Esteja pronto

Quando pensar na implementação da ISO, lembre-se que sua empresa precisará estar preparada para as auditorias. Isso incluirá não só a liderança, mas toda a equipe envolvida nos processos por onde a norma permear. Apesar de parecer um princípio básico, faz toda diferença no final.

A pressão de uma auditoria presencial só é vencida com preparo. Por conta disso, além do engajamento coletivo, é importante pensar numa auditoria de teste. Dessa forma, você tentará identificar as possíveis falhas apresentadas nos processos implementados.