É um erro pensar na qualidade apenas para atender as necessidades dos clientes, sem considerar todos os outros benefícios que ela pode trazer, incluindo a redução real de custos. A gestão da qualidade nunca foi tão visada nas corporações como nos últimos tempos. Cada vez mais preocupadas com a gestão eficaz, as empresas tem identificado o quanto a qualidade pode impactar diretamente em todas as áreas do negócio.

Ainda assim, há sempre uma porcentagem de empresários que, infelizmente, ainda não acordaram para a gestão da forma correta, sem usufruir de benefícios consequentes da qualidade que, através de processos mais eficientes busca, nada mais nada menos que uma elevação do lucro.

Para que os resultados aconteçam conforme o planejado, é necessário atenção com algumas práticas. Confira abaixo os melhores ganhos consequentes do investimento em gestão da qualidade com impacto direto sobre os custos do seu negócio.

Garantir processos internos bem definidos

Não se apegue ao velho. Para atingir bons indices de melhoria nos processos internos, muitas vezes, será necessário mudar a forma de trabalho. Isso envolve desde a substituição de maquinário e alteração de layout até, principalmente, a atuação de forma preventiva e não-corretiva.

Identificar os pontos de melhoria é um dos primeiros passos para se encontrar a melhor forma de produzir. Quando se tem um sistema de gestão em funcionamento, procedimentos e etapas são detalhadamente mapeados. O resultado são processos claros, eficazes e fincados na empresa.

Conhecer seu cliente, de fato

Conhecer seu cliente é essencial para produzir o que ele necessita. Por mais simples que possa parecer, esse é um princípio que ajuda muito quando o assunto é eliminar resíduos e custos.

Quando o retrabalho é diminuído, há menos desgaste e consegue-se, mais rápido, o produto final adequado para as necessidades específicas dos clientes. Se você se importa com seu cliente e tem como prioridade um atendimento excelente, a implementação de um sistema de gestão da qualidade representa o caminho que você deve seguir.

Ter colaboradores mais participativos

Do que vale ter todo um processo bem estruturado e voltado para a qualidade se os funcionários não o seguem? De nada adianta ter todo um planejamento se ele ficar restrito aos gestores ou se não for colocado em prática.

A boa implementação de um sistema de gestão envolve os colaboradores do time. É preciso que toda a equipe conheça o que é a gestão da qualidade e o que se pretende com ela. Quando as pessoas que movem a empresa diariamente estão engajadas no projeto, passam a querer contribuir com ele.

Por estarem ativamente ligados aos processos, é importante que os funcionários se sintam estimulados a contribuir com sugestões de melhoria, pois conhecem melhor do que ninguém os seus desafios diários.

Obter redução de custos sem comprometer a qualidade

Quando o assunto é qualidade, reduzir custos está longe de substituir a matéria-prima por outras mais baratas e de qualidade inferior. Pelo contrário. Quando se tem olhos bem treinados para identificar os desperdícios, fica mais fácil perceber o que, onde e quando cortar.

Quando um processo é melhorado, a chance de erros diminui. Com isso, evita-se a perda de material. Quando se diminui o retrabalho, torna-se possível aproveitar melhor o tempo da mão-de-obra. Por fim, a redução de erros ajuda a poupar tempo e matéria-prima, gerando qualidade de vida no trabalho.

Para atingir esse objetivo, deve-se ter uma equipe muito bem treinada, bons equipamentos de trabalho e cuidar continuamente da manutenção preventiva.

Esses são apenas alguns dos benefícios rápidos e diretos, além dos cuidados a serem observados quando o assunto é gestão da qualidade. Para que os ganhos não sejam perdidos, é preciso monitorar e aperfeiçoar continuamente todos os processos.

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