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Para empresas que desejam melhorar a qualidade dos seus processos, atender as expectativas dos seus clientes e sair na frente da concorrência, a certificação ISO 9001 é a solução para atender todas estas expectativas. A implementação da ISO 9001 é um fator determinante para que seus clientes tenham uma referência de qualidade nos produtos e/ou serviços que estão adquirindo/contratando.  

Mesmo com tantos benefícios que a ISO 9001 traz, ainda existem muitos mitos sobre ela. Hoje iremos revelar algum deles:

1 – ISO 9001 somente para grandes empresas:

Mito! Sabemos que todas as empresas desejam ser mais competitivas diante de seus concorrentes. E algumas estratégias competitivas, são mais usadas por grandes companhias do que por menores. 

Entretanto, falando sobre a certificação ISO 9001, qualquer empresa (de menor, médio ou grande porte) pode obter a certificação. E os benefícios são os mesmos independentemente do número de colaboradores. Isto porque, o foco é no cliente. A empresa de qualquer porte ou setor que possui a certificação está mais preparada para  atender ao cliente com máxima qualidade.

2 – É fácil conseguir obter a certificação ISO 9001:

Mito! Não é fácil obter a ISO 9001, pois para que a empresa esteja em conformidade com a norma, a mesma precisa passar por algumas adaptações de processos, e isso pode vir impactar em muito na forma como as coisas são feitas e consequentemente na cultura. E isso envolve a participação ativa da liderança e de todas as partes envolvidas.

Por este motivo, é aconselhável que a empresa contrate uma consultoria para assessorar nesse processo. A consultoria reduzir muitos custos com retrabalho e pode ajudar muito na implementação das melhorias que a norma proporciona.  

3 – A Certificação ISO 9001 é para sempre!

Mito! O certificado, em si, tem validade de 3 anos. A empresa certificada deve manter todos os processos e conformidades durante esse período Após, a empresa passará por uma nova auditoria de certificação (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse tempo.

É válido lembrar que periódicamente a empresa será auditada e isso pode resultar na suspensão do certificado, caso a empresa não esteja em conformidade e não tenha dado as devidas tratativas.

4 – Exigência da ISO 9001 para fornecedores de grandes empresas é moda. 

Mito! A ISO foi fundada em 1946 e foi sediada na Suiça. É formada por representantes de 91 países que promovem a criação de normas que são de cunho internacional. No Brasil, a organização que representa a ISO é a ABNT NBR (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A razão pela qual grandes empresas frequentemente solicitam que seus fornecedores atendam aos requisitos da ISO 9001 está relacionada à garantia de qualidade e à consistência nos produtos e serviços ao longo da cadeia de suprimentos. As empresas que adotam a ISO 9001 geralmente buscam parceiros comerciais que compartilhem o compromisso com práticas de gestão de qualidade robustas.

Como o objetivo das empresas cada vez mais é estar na frente da concorrência e atender com excelência qualidade seus clientes, a ISO 9001 cada vez mais será exigida por grandes empresas.

5 – Somente alguns colaboradores devem ser treinados em Gestão da Qualidade:

Mito! Todos os colaboradores devem passar pelo treinamento da Gestão da Qualidade e estarem por dentro de todas as melhorias que a empresa está passando. Este posicionamento traz interação e motivação aos colaboradores sobre a nova cultura que a empresa passará.

Vimos neste post, quantos mitos são gerados em torno da ISO 9001. Esperamos que os contrapontos aqui declarados os ajude a entender o quanto é relevante uma certificação ISO para sua empresa. O trabalho é árduo, mas é recompensado. Esperamos que a cultura da qualidade traga excelentes resultados para sua empresa.