Nos tempos atuais, não dar a devida importância para a segurança da informação pode colocar em risco toda sua estratégia de negócio. Isso porque, além de não estar em conformidade com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) seus gestores podem tomar decisões não confiáveis..
Visando atender a essa necessidade, a Certificação da ISO 27001 pode ser um fator determinante para o sucesso de seu negócio.
O que é a ISO 27001:
Você já deve ter ouvido falar sobre a ISO 9001, correto? Assim como a ISO 9001 é referência internacional para a Gestão da Qualidade em uma organização, a ISO 27001 é o padrão internacional para a Gestão da Segurança da Informação.
Seu principal objetivo é a adoção pela companhia de um conjunto de requisitos e processos relativos ao enfrentamento de riscos.
Com um Sistema de Gestão da Informação bem implementado, os gestores conseguem identificar e avaliar o nível dos riscos e os pontos de vulnerabilidade da empresa.
A ISO 27001 possui uma abordagem 360º à Segurança da Informação. Isto porque, a mesma trata de vários temas, tais como: licenciamento, telecomunicações, segurança aplicacional, continuidade de negócios entre outros diversos.
Separamos para vocês 5 Razões para você implementar a ISO 27001.
1 – Diminuição de custos:
A redução de custos está ligada em evitar incidentes que demandam a movimentação de verbas que poderiam ser aplicadas em outros departamentos.
Com um Sistema de Informação implantado, cada processo é tomado a partir de insights fundamentados em informações seguras e precisas.
2 – Segue padrão internacional:
Uma empresa que é certificada na ISO 27001 demonstra que tem total comprometimento com a Segurança da Informação dos seus clientes e parceiros.
Desta forma, potenciais clientes se sentem confortáveis em interagir com a empresa. Pois sabem que a informação da sua companhia será tratada seguindo elevados padrões internacionais, já que a empresa foi auditada por uma certificadora idônea.
3 – Melhoria da imagem corporativa:
A conformidade exige que a empresa esteja totalmente alinhada com as legislações que tratam de proteção de informações vigentes no momento. Isto melhora a imagem corporativa e também melhora o funcionamento das atividades da empresa.
4 – Otimização de processos e indicadores:
Vale lembrar que a ISO 27001 é voltada para organização interna de uma empresa. Isto quer dizer que com a implantação de um Sistema de Gestão da Segurança, cada ação tomada é decidida a partir de informações totalmente seguras.
Um dos pontos de destaque da norma é que se torna obrigatório determinar as responsabilidades e os responsáveis por cada ação. Quando as ações são claras, é possível estabelecer parâmetros e indicadores que podem ser metrificados com segurança.
5 – Iso 27001 é alinhada com a LGPD:
Segundo o Ministério da Defesa, a LGPD é uma lei que garante que todo cidadão tem o direito de ter seus dados pessoais protegidos, seja por pessoa natural ou por pessoa jurídica.
Logo, a norma internacional de Segurança da Informação que mais contribui com a adequação a LGPD é a ISO 27001. Isto porque, se trata de um sistema de gestão que bota como obrigatoriedade para a empresa certificada assumir o compromisso de ter uma melhoria contínua dos seus processos de segurança da informação.
É necessário que haja auditorias internas para que a empresa tenha a chance de analisar e mudar, se necessário, os seus processos.A chamada “Cultura da Qualidade”
Obter a certificação ISO 27001 é de extrema relevância em um mercado cada vez mais competitivo. É necessário que os gestores compreendam que a preservação da segurança dos dados precisa ser uma prioridade em uma companhia.
Obtenha a ISO 27001 sem idas e vindas infinitas de anexos e modelos. Entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre a implementação da norma de forma segura e clara.