liderança gestão ISO

Ter um sistema de gestão da qualidade, deixou de ser um simples requisito para se tornar fonte de diferencial competitivo.

Hoje, mais do que nunca, os desafios impostos pelos mercados são de toda a natureza, o que faz com que a empresa tendo um sistema de gestão de qualidade, ajuda a minimizar tais impactos para o negócio.

Inclusive, é de responsabilidade da liderança da empresa, gerenciar e manter funcionando de forma apropriada um sistema de gestão da qualidade.

E, um sistema de gestão da qualidade como a ISO 9001, por exemplo, pode ser implementado por qualquer empresa, independente do porte ou realidade.

Por isso, neste artigo você vai conferir a importância da liderança na implementação de sistemas de gestão ISO.

O que é a ISO 9001?

Trata-se de uma norma que estabelece alguns requisitos ou parâmetros para um Sistema de Gestão da Qualidade quando uma empresa precisa evidenciar sua capacidade ou elevar a satisfação do cliente através da aplicação da norma.

A ABNT NBR ISO 9001 é uma versão nacional da norma internacional ISO 9001.

Entre os benefícios da certificação ISO 9001, podemos citar:

 
  • maior visibilidade dos públicos e maior acesso aos mercados;

  • maior valor que é criado para o cliente no oferecimento de produtos e serviços;

  • maior credibilidade por parte de clientes, fornecedores e funcionários;

  • identifica riscos para que a empresa possa agir tomando as ações necessárias para evitar prejuízos.

Por que existe o requisito da liderança nas normas ISO?

Bem, antes de tudo, líder é alguém que consegue obter resultados através do empenho das pessoas.

A norma ISO nos traz uma passagem importante sobre os líderes, vejamos: “líderes em todos os níveis estabelecem uma unidade de propósito e direcionamento e criam condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos de qualidade da organização.”

Notamos que a qualidade da liderança é essencial para garantir todo o funcionamento de um sistema de gestão de maneira eficiente e equilibrada.

Não somente a liderança média, mas também a alta direção da empresa deve se pautar em um relacionamento saudável, de modo a trabalhar em conjunto com as lideranças de outros escalões, no sentido de se criar uma cultura eficiente e de qualidade dentro da empresa.

Benefícios da liderança para a implementação de um sistema de gestão

Vejamos agora alguns benefícios de uma liderança efetiva em um sistema e gestão da qualidade:

  • motivação e satisfação no ambiente de trabalho: isso porque uma boa liderança é capaz de inspirar e tornar os funcionários mais satisfeitos e, com isso, eles produzem mais e com mais qualidade;

  • simplificação e agilidade na tomada de decisão: os líderes, pressupomos que eles entendem dos requisitos de um sistema de gestão, assim, eles vão tomar suas decisões em cima dos principais indicadores de desempenho, com uma tomada de decisão mais ágil;

  • melhoria do feedback para a equipe: um líder é capaz de fornecer os melhores feedbacks para sua equipe, no sentido de o pessoal conhecer seus padrões de desempenho e saber onde precisa melhorar para que as atividades sejam mais eficientes e os resultados finais sejam otimizados;

  • melhoria no desempenho operacional e financeiro: uma empresa que possua uma boa liderança em seu sistema de gestão da qualidade, ela tem mais eficiência em seus processos internos, pois há uma pessoa ativa acompanhando todos os acontecimentos e corrigindo o que for preciso.

Isso faz com que a empresa tenha índices de desempenho mais satisfatórios, inclusive financeiro.

Tem algum caso interessante sobre o impacto da liderança na implementação ou manutenção de um sistema de gestão? Compartilhe conosco em nossas redes sociais.