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Como sabemos, gerir uma empresa e ter bons resultados nem sempre é uma missão fácil. Por isso, o gestor precisa conhecer as ferramentas de qualidade mais utilizadas pelas empresas. Ferramentas que apoiam no sentido de otimizar processos empresariais e a ampliar o desempenho, de modo geral. 

E, se sua empresa ainda não tem a ISO 9001, ela está deixando de explorar importantes oportunidades de mercado e obter vantagens competitivas.

Neste post, você vai conhecer as ferramentas de qualidade mais utilizadas pelas empresas rumo à busca pela qualidade.

Desde já, ferramentas de qualidade são técnicas utilizadas pelas empresas para aprimorar seus produtos, processos e sistemas, de modo a prevenir problemas e otimizar a qualidade em geral.

5W2H

É um método que apresenta um conjunto de tarefas estruturadas para atingir um objetivo em específico.

Os 5W são:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?)
  • Who (por quem será feito?)

 

Os 2H são:

  • How (como será feito?)
  • How much (quanto vai custar?)

 

Trata-se de um método que define um conjunto de atividades, bem como quem são os envolvidos, e com determinação de prazos e razões para tornar as execuções de atividades mais claras e efetivas.

Ela é muito útil para operacionalizar um planejamento para qualquer área da empresa.

PDCA

É também conhecido como ciclo de Deming e trata-se de uma ferramenta da qualidade voltada para a melhoria contínua de processos.

Resumindo, PDCA significa:

  • P: PLAN (planejamento) – é onde se define objetivos e metas para se chegar a um resultado.
  • D: DO (execução) – é quando se coloca o planejamento em execução. Nessa fase é importante mapear todo o processo em execução de modo a identificar os resultados que estão sendo obtidos.
  • C: CHECK (verificação) – aqui se busca identificar os desvios de qualidade, bem como os resultados alcançados e as diferenças em relação ao que foi planejado.
  • A: ACT (ação) – aqui as medidas e ações corretivas são efetivadas, reiniciando novo ciclo, rumo à melhoria contínua.

Trata-se de um processo mais voltado para visualizar as causas, mais que as consequências.

Fluxograma ou Workflow

Esta ferramenta facilita visualizar todas as fases de um processo ou atividade administrativa.

Com ela é possível identificar com precisão os gargalos internos, permitindo à empresa agir no tempo certo para evitar gastos e demoras desnecessárias e ineficiências no geral.

Geralmente, em seu desenho, nota-se várias figuras geométricas e setas que indicam um processo específico.

Através do fluxograma é possível tornar uma área operacional muito mais produtiva e eficiente.

Diagrama de Ishikawa

Essa ferramenta também é conhecida como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe.