Atualmente, ser uma empresa que não causa danos ao meio ambiente deixou de ser detalhe e tornou-se obrigação. Com a grande velocidade na redução dos recursos naturais do planeta, as corporações devem buscar por processos cada vez mais sustentáveis.

No livro “Marketing 3.0” de Philip Kotler, o autor busca mostrar que população anda cada vez mais atenta ao impacto ambiental de uma empresa. Com isso, Kotler argumenta que empresas mais verdes vendem mais. Por isso, as empresas buscam melhorar, ainda mais, suas atitudes em relação ao meio ambiente.

Stanoprime injectable stanozolol buy online – sports bodybuilding lunges smith machine prices – fox-fight martial arts shoes, sports sneakers, bodybuilding, black (black), 42 eu.

Mas será que ainda existem melhorias para empresas que já possuem um Sistema de Gestão Ambiental? A resposta é SIM! Empresas que já são certificadas em ISO 14001 podem recorrer a outras normas em busca de melhorias, umas delas é a ISO 14004.

Mas o que é a ISO 14004?

A ISO 14004 é a norma que permite empresas que já possuem um Sistema de Gestão Ambiental (ou não) a obterem melhorias no âmbito ambiental. Essa norma de qualidade não emite certificação, ou seja, uma empresa não pode se certificar na ISO 14004. Ela funciona como um guia.

As diretrizes estabelecidas na norma, assim como a ISO 14001 e ISO 9001, podem ser aplicadas em qualquer tipo de empresa. Independente do seu tamanho, tipo, localização ou tempo de mercado. A versão mais recente da norma saiu em fevereiro deste ano (2018).

Quais são suas vantagens?

Redução da poluição: a ISO 14001 possui diversas diretrizes que auxiliam uma empresa a reduzir o impacto ambiental. As sugestões focam bastante no consumo consciente de matéria-prima e sua conservação.

Redução de custos: essa norma visa bastante a redução de recursos. Ela ajuda a fazer mais, com menos. Isso impacta diretamente nos custos de operação da empresa.

Melhora da competitividade: como foi citado no texto, uma empresa que se compromete com o meio ambiente é bem vista pelo público. Esse pequeno detalhe pode ajudar (e muito) na disputa de um mercado e sair na frente de concorrentes.

Assim como a ISO 14004, existem outras normas que complementam a ISO 14001, tais como:

  • ISO 14020: grupo de normas que lidam com selos ambientais;
  • ISO 14031: guia para avaliar o desempenho ambiental;
  • ISO 14040: conjunto de normas que conduzem análises de ciclo de vida de produtos e serviços;
  • ISO 14063: trata de comunicação ambiental por parte das empresas (ISO, s.d.);
  • ISO 14064: auxilia na contabilização e verificação de emissões de gases de efeito estufa para suportar projetos de redução de emissões;
  • ISO 14065: complementa a ISO 14064 especificando os requisitos para certificar ou reconhecer instituições que farão validação ou verificação da norma ISO 14064 ou outras especificações importantes.