Em tempos onde a rápida comunicação vem ganhando cada vez mais espaço, os ruídos também tem ganhado as mesmas proporções. Lançar uma informação em um determinado meio não garante que as pessoas a compreenderão em sua totalidade. Um dos pré-requisitos do ISO 9001:2015 é o estabelecimento eficaz de processos de comunicação.
O ato de se comunicar, seja interna ou externamente, tende a ser um grande desafio, mas quando bem executado, representa um diferencial para qualquer que seja a organização. Por meio da comunicação interna a empresa amplia a visão dos colaboradores tornando-os mais envolvidos com a empresa. Na comunicação externa, a empresa vende sua imagem para o cliente. E se o assunto for gestão empresarial, é muito importante que a mesma demonstre capacidade de organização para atender os requisitos dos clientes. A comunicação aparece, mais do que nunca, como uma grande ferramenta aliada da empresa que deseja crescer e se manter no mercado.
Em sua versão mais recente, a norma ISO 9001:2015 nos apresenta a Comunicação de forma mais clara. Os requisitos relacionados ao tema passam a ter um peso e um detalhamento maior quanto a sua aplicação. A norma exige que a organização crie um plano de ação, afim de identificar o que deve ser comunicado, quando, com/para quem, como comunicar e quem irá comunicar.
Formas de cumprimento deste requisito estão ligadas à reuniões internas, quadro de avisos, treinamentos, informações institucionais no site, newsletter e postagens em redes sociais. Com posicionamento estratégico e profissionalismo nas ações comunicativas, o céu é o limite para a criatividade que só tende a gerar sólidos resultados. Lembrando que todas as alternativas mencionadas devem estar listadas em um plano de ação conforme requisitado pela norma. No dia-a-dia corporativo, é como diz aquele dito chinês que você provavelmente deve ter ouvido alguma vez: “Se não mostrares o que és, permitirás que pensem o que não és”.