Passar por problemas de gestão é algo que assombra qualquer pessoa que trabalha em uma empresa por diversos motivos: impacto negativo financeiro, defasagem dos processos e, muitas vezes, não saber a solução exata. Em um meio com diversas soluções que, aparentemente são ideais para o seu negócio, podem fazer com que o Gestor não escolha a mais adequada.

Com o passar do tempo, as normas de qualidade criadas pela ISO ficaram famosas em todo mundo por melhorarem os processos de uma empresa, independente da área. Foram lançadas mais de 22.263 normas que auxiliam empresas na melhoria de seus processos, sendo, atualmente, a ISO 9001 a mais utilizada globalmente.

Com tantas opções para solucionar o problema, qual é a ideal para o seu negócio? Por gestão da qualidade ser uma das nossas principais especialidades, vamos explicar qual é mais adequada para o seu tipo de negócio. Confira a seguir:

ISO 9001 –  A norma mais utilizada no mundo pode ser aplicada a qualquer empresa, independente de seu tamanho ou segmento. Ela possui diversos benefícios, dentre eles estão: melhora da satisfação dos clientes, melhorias de processos, melhora da imagem perante os stakeholders e estratégias alinhadas. Outro motivo que também influencia empresas a procurarem esta norma, são as oportunidades comerciais. Muitas empresas procuram a certificação nesta norma para se qualificarem como fornecedoras para outras empresas.

ISO 14001 – Ideal para as empresas que possuem o intuito de atrelar a responsabilidade ambiental à cultura da empresa. Com essa norma, a empresa economize seus impactos ambientais e reduz seus custos de produção.

ISO 45001 – Para empresas que possuem tarefas que envolvam riscos de saúde de seus funcionários, essa é a norma de qualidade ideal. Ela beneficia a prevenção de riscos e também na melhoria de processos de saúde e segurança ocupacional. O principal objetivo desta norma é desenvolver processos que resultam na prevenção de acidentes.

ISO 17025 – Norma especializada em melhorias de processos para laboratórios. Ela é bastante específica, por isso não pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa. Recentemente, ela passou por uma mudança e você pode saber mais neste post.

Agora que você já sabe um pouco sobre as ISOs, que tal verificar nossa aba de categorias de certificações e saber mais ainda sobre cada uma delas? Já sabe qual é a ideal para você? Conta pra gente nos comentários.