A ISO 45001:2018, nova norma para Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional, foi elaborada para substituir a OHSAS 18001 e teve sua publicação oficial em 12 de março de 2018.
O principal objetivo da ISO 45001 é assegurar que os colaboradores de uma empresa tenham um ambiente de trabalho seguro e saudável, além de reduzir acidentes de trabalho e otimizar os processos.
As empresas que são certificadas na OHSAS 18001 possuem o prazo máximo para realizar a migração para ISO 45001 até 30 de Setembro de 2021 . Após essa data os certificados da OHSAS 18001 perderão a validade.
Diante desta transição, a dúvida que as empresas que são certificadas na OHSAS 18001 possuem é: Afinal, o que mudou com a substituição da OHSAS para a ISO 45001? Confira abaixo:
Quais as Principais Mudanças da OHSAS 18001 x ISO 45001
Quando a norma ISO 45001 foi lançada com o objetivo de substituir a já existente OHSAS 18001, é fato que a nova norma está mais adequada à realidade atual do mercado e apresenta melhorias na abordagem e na estrutura a outros SGI, como por exemplo a ISO 9001 e a ISO 14001.
De fato, existem diferenças entre estas duas normas. Porém existem muitas similaridades também. Visto que as duas possuem o mesmo objetivo: criação de estrutura para gerir prevenção de acidentes de trabalho, doenças e lesões dos colaboradores, utilizando o ciclo PDCA.
Se a sua empresa já possui a certificação OHSAS 18001, certamente você reconhecerá grande parte dos requisitos da ISO 45001. Confira as novas mudanças que a ISO 45001 traz:
1) Processos:
A OHSAS 18001 tinha o foco apenas em procedimentos, já a ISO 45001 é focada nos processos de forma individualizada. Ou seja, a companhia terá que analisar questões de SSO em cada processo, deste modo torna-se muito mais fácil identificar formas assertivas de otimizar a produtividade, reduzindo os gargalos que um acidente de trabalho causa. Tudo isto sendo visto de forma macro e de forma micro, ou seja com foco em processos individualizados.
2) Maior comprometimento da liderança:
Na OHSAS 18001 a responsabilidade pelos acidentes de trabalho era da alçada do Técnico de Segurança do Trabalho e a alta diretoria não era tão inserida nestas questões. Com a ISO 45001, a alta direção de uma companhia precisa se envolver no desenvolvimento e promoção da cultura ocupacional, prestando contas quanto à segurança e saúde de seus colaboradores.
3) Estrutura do anexo SL:
Essa de fato é uma das mais importantes mudanças na transição. O anexo SL na ISO 45001 é uma estrutura padrão das normas da ABNT, que possui terminologia e estrutura padronizadas pela mesma. Isto simplifica a implementação de diferentes normas em uma mesma organização.
4) Foco no processo preventivo:
A ISO 45001 tem o foco na prevenção, diferente do foco da OHSAS 18001 que é somente no controle de perigos. A empresa que se certificar na ISO 45001, deverá avaliar os perigos e riscos e corrigi-los antes dos mesmos causarem acidentes ou lesões.
5) Conscientização dos colaboradores:
A ISO 45001 destaca a importância de conscientizar todos os colaboradores de todos os setores de uma empresa. Para que os mesmos possam colaborar para a eficácia do SGSSO e também fiquem cientes sobre possíveis incidentes e perigos caso não estejam seguindo os requisitos da ISO 45001.
6) Mudanças de termos:
Alguns termos usados na OHSAS 18001 foram trocados quando passados para ISO 45001, diante da atualização da estrutura das ISOS de Sistema de Gestão. O termo “Controle de documentos” foi substituído por “Controle da Informação Documentada, já o termo “registro” passa a ser chamado de “informação documentada retida”.
7) Contexto interno da organização:
A ISO 45001 traz a necessidade da empresa rever questões internas e externas que afetam sua capacidade de alcançar os resultados necessários para o bom funcionamento do seu Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO).
- Redução drástica de acidentes de trabalho e parada de trabalho, como consequência do foco nos processos individualizados;
- Menores ações judiciais, pois a empresa estará inserida no âmbito legislativo sobre segurança do trabalho;
- Aumento da valorização da imagem institucional, pois a obtenção do certificado ISO 45001 é o reflexo de uma empresa comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores;
- Estabelece com clareza normas de controle que reduzem os acidentes de trabalho;
- Aumento da motivação do colaborador, através do envolvimento em ações preventivas e nos processos.
E você? Como tem se preparado para a migração da ISO 45001? Já iniciou? Se sim, conte-nos como foi essa experiência.
A Novofoco Consultoria é uma empresa especializada em normas ISO e ajudou centenas de empresas a implementarem sistemas de gestão certificáveis de forma rápida e eficiente.