Mudanças nos mercados e na sociedade acontecem o tempo todo e as organizações precisam se adaptar rapidamente de modo a continuarem ou conquistarem maior competitividade.

E, isso passa por criar mudanças internas na organização. Ferramentas como a ISO 9001, por exemplo, para que surta um bom desempenho, precisa que antes toda a equipe e os processos recebam o tratamento apropriado.

Por isso, neste post você vai conferir o que é uma cultura de qualidade, bem como o que precisa para implementar uma cultura de qualidade na sua empresa.

O que é uma cultura de qualidade?

Uma cultura de qualidade existe quando os líderes organizacionais e toda a equipe adotam processos voltados para a qualidade, fazendo com que haja uma mudança de postura e de mentalidade das pessoas e parceiros do negócio.

O objetivo é engajar a todos para um posicionamento e ações voltadas para melhorar o desempenho geral do negócio.

Para conquistar ou manter uma certificação como a ISO 9001, por exemplo, é preciso que a organização passe periodicamente por auditorias internas e externas, pois sabemos que a qualidade não é algo estático, mas é um processo contínuo que demanda ações de intervenção o tempo todo.

Por isso, há necessidade de se criar uma cultura da qualidade, o que vem a facilitar para se ter processos mais eficientes e de melhor performance.

 

Por que implementar uma cultura de qualidade?

Fazer isso é necessário para adicionar valor aos clientes e parceiros do negócio como um todo, pois, atualmente, a competitividade acontece em toda a cadeia produtiva a qual sua organização pertence.

Além disso, criar uma cultura de qualidade permite aumentar o valor da marca e qualificar a empresa para entrar em novos mercados, inclusive os estrangeiros que tendem a ser mais exigentes.

A cultura da qualidade é uma forma de rever os processos de trabalho, reduzindo desperdícios e evitando o retrabalho, além de entregar produtos e serviços aos clientes com maior qualidade e credibilidade.

Atualmente, ter um sistema de gestão da qualidade bem-sucedido, envolve primeiro, criar uma cultura da qualidade. 

 

O que precisa para implementar uma cultura de qualidade

Vamos lá para essas dicas:


     1 – Faça reuniões para abordar e discutir sobre qualidade

Reúna de forma periódica sua equipe para falar das ações que vêm sendo desenvolvidas e falar sobre o desempenho da empresa.

Isso traz novas ideias a serem trabalhadas na organização e resulta em um maior envolvimento por parte das pessoas.

A empresa precisa conquistar as pessoas para que elas se sintam responsáveis pela conquista da qualidade e se comprometam, enquanto executam suas atividades.


     2 – Realize palestras

Promova periodicamente palestras para tratar do tema e incentivar as pessoas a adotarem novas atitudes.

É sempre importante conhecer a experiência e conhecimento de outros profissionais da área também.

Esse ato traz para a empresa novas ações e mais viáveis.

     3 – Invista em treinamento

Crie uma equipe de treinamento na sua empresa e invista na capacitação de seu pessoal. Nada melhor do que alinhar sua equipe para alcançar objetivos, mas de modo alinhado à criação de uma cultura de qualidade.


     4 – Invista em novas ferramentas da qualidade

Hoje, existem no mercado novas e importantes ferramentas para ajudar a criar processos melhores, mais produtivos e eficientes dentro da organização.

É um investimento que mostra para a empresa, com mais assertividade, sobre onde estão os gargalos e outras falhas, permitindo tomar decisões mais rápidas e mais acertadas para corrigir o que for preciso em termos de qualidade.

Essas novas ferramentas serão a força motriz para a conquista da qualidade em sua empresa. 

E em sua empresa? Como anda a cultura da qualidade?