Hoje, como os mercados mudaram muito, e a competitividade se acirrou entre as empresas, muitas filosofias e práticas empresariais vêm sendo repensadas e ajustadas.
E, assim, cada vez mais, as empresas vêm usando as certificações ISO para alcançar um melhor desempenho na gestão de suas organizações, conseguir melhor visibilidade nos mercados e criar maiores vantagens competitivas.
Por isso, neste post, iremos lhe informar o que você precisa saber sobre a ISO 41001:2020, seus benefícios, dentre outras características da norma.
Adiantamos que com a implementação da ISO 41001, os processos de seus negócios são otimizados, tornam-se muito mais produtivos, e assim, a implementação dessa norma tem trazido às empresas importantes avanços.
O que é a ISO 41001:2020?
As normas ISO são padrões publicados pela Organização Internacional de Normalização. A ISO 41001 parte da compreensão do conteúdo das normas da série 41000.
Ela foi criada para melhorar a qualidade de vida das pessoas relacionadas ao ramo de atuação da empresa, bem como aumentar a produtividade e impulsionar o desenvolvimento dessas organizações.
Em 2017, a Comissão de Estudos do Brasil (ISO/ABNT) trabalhou com mais de 48 países para buscar uma validação dessa norma da melhor maneira possível.
É importante destacar que essa norma pode ser implementada em qualquer porte de empresa e independente de seu ramo de atuação.
Para Stanley Mitchell, presidente da ISO/TC 267, a ISO 41001 ajudará as organizações, de modo geral, uma vez que ela padroniza funções estratégicas de uma empresa.
A quem se destina a ISO 41001 e quais são seus requisitos?
Seus benefícios se destinam a qualquer organização que precisa fazer a entrega efetiva e eficiente de Facility Management, ou de modo que ela possa se tornar sustentável em um ambiente competitivo.
Dentre os requisitos para implementar a norma e que devem ser atendidos pela empresa, podemos dizer que ela precisa:
- querer ser competitiva de modo sustentável em um mundo globalmente transformado e dinâmico;
- desejar garantir mais eficiência e efetividade de seus resultados;
- ter interesse em atender aos requisitos necessários na norma.
A empresa deve ainda estar ciente das necessidades de sua equipe em passar por um treinamento específico sobre a norma.
O que é Facility Management?
A ISO 41001 define Facility Management como vários processos que integram pessoas e processos em um ambiente projetado para melhorar a qualidade de vida das pessoas e com maior produtividade da atividade fim do seu negócio.
Ela busca uma modernização e unificação dos profissionais no gerenciamento de serviços, bem como na arquitetura e parte administrativa, trazendo um cenário completo dos processos. O que impacta em um melhor posicionamento da situação da sua empresa no mercado.
A Facility Management engloba o gerenciamento de atividades, tais como:
- oferece manutenção preventiva e corretiva
- busca a adequação aos padrões de segurança
- melhor disponibilidade e gerenciamento de recursos e ativos da empresa
- melhora na gestão de custos operacionais.
Quais os benefícios da ISO 41001?
- Proporciona uma melhora na qualidade de vida das pessoas em seu contexto, elevando a produtividade, além de assegurar melhor segurança, saúde e bem-estar para sua equipe.
- Melhora a qualidade dos serviços de uma organização, elevando a satisfação dos usuários, permitindo reduzir custos e riscos.
- Possibilita, ainda, expandir a prestação de serviços de forma padronizada, já que a norma segue os mais altos padrões internacionais.
- maior consciência dos níveis de serviços entregues, bem como a identificação de oportunidades de melhoria.
Claro, que existem outros benefícios, apenas elencamos alguns para lhe mostrar o potencial contido na norma ISO 41001.