“Onde foi que eu errei?” quem nunca ouviu algum Gestor dizer isso? Ou até me mesmo ser o Gestor. Muitas pessoas cometem erros que passam batidos pelos olhos de quem trabalha em uma empresa e normalmente. Isso é normal, todo mundo comete deslizes, o que não é admissível é repetir o mesmo erro diversas vezes.

Em um triênio (2013-2016), de acordo com o site G1, mais de 340 mil empresas fecharam as portas no país. Isso equivale a uma média de 110 mil empresas por ano. Mas por que elas fecham? Algumas fecham por problemas de gestão financeira, vendas ou até mesmo porque o dono mudou desistiu do negócio.

Mas o que fazer para não entrar para essa estatística? Listamos problemas de gestão rotineiros que quando não resolvidos podem virar uma grande bola de neve.

Retrabalho – O retrabalho é uma dos maiores erros que uma pessoa pode cometer. Muitas vezes, por falta de orientação, atenção ou qualificação, pode acabar repetindo diversas tarefas por mais de uma vez. Algumas pessoas acham isso algo bobo para se importar já que “não” afeta a empresa, mas estão muito enganados. Retrabalho afeta e muito um negócio já que a HH torna-se mais cara já que o trabalhador não gera resultados o suficientes para a sua tarefa. Por isso, redobrar a atenção na hora de executá-las é essencial para o aproveitamento do funcionário.

Não automação de processos – Antes de falarmos de automação, vamos falar de processos. Processos são fluxos que existem em uma atividade que, por muitas vezes, são repetitivos. Para que eles ocorram de forma correta, é necessário que sejam mapeados. Assim, caso ocorra algum erro nos processos, é fácil identificar o gargalo desses problemas de gestão. Após o mapeamento, depois de padronizarem os processos, é preciso de automação para que se economize tempo de funcionários. Isso ajuda e muito na sua otimização de recursos. No tempo em que ele perdia fazendo alguma tarefa burocrática, um software pode fazer isso para você. Existem diversos no mercado, entre eles, o Pipefy – software que vem chamando a atenção de várias empresas no país quando o assunto é processos.

Falta de treinamento de equipe – Sabe aquele atendimento mal executado ou aquela venda não fechada pela qual você tinha bastante expectativa. Esses dois problemas de gestão e muitos outros poderiam ser solucionados com treinamentos. Muitas empresas se preocupam em aplicar treinamentos apenas na contratação de um determinado funcionário, mas se esquecem  do mais importante: treinamento de reciclagem. O mercado muda, o colaborador também e ele precisa se atualizar sobre isso. Caso não aconteça, ele tem a opção de buscar de melhorar seu conhecimento por conta própria. Se isso não ocorrer, seu desempenho provavelmente cairá e consequentemente a empresa irá faturar menos. Lembre-se que toda empresa é formada por pessoas.

Não planejamento de projetos – Que imprevistos acontecem, todos nós sabemos, mas é necessário prever o máximo de coisas possíveis para que não ocorra nada prejudicial que atrapalhe você. Por isso, antes de começar a executar diversas tarefas, elabore o escopo do seu projeto e preveja os possíveis imprevistos para que não gaste mais. Até o PMI, instituto mundialmente conhecido como referência em projetos reconheceu que a falta de planejamento pode estragar tudo.

Desalinhamento de comunicação – A comunicação é a base de qualquer desenvolvimento de algo que envolva mais de uma pessoa. Uma comunicação com muitas falhas pode fazer com que uma empresa quebre. De acordo com a Harvard Business Review, trabalhadores americanos informaram em uma pesquisa que perdem quase 3 horas por semana lidando com conflito. Isso quer dizer que uma empresa pode gastar mais de US$399 bilhões pago em horas Seria ótimo reinvestir esse valor em algo mais produtivo, não?

Além dos problemas de gestão acima, existem diversos outros que podem estar presentes na sua rotina. Por isso, fique sempre atento aos indicadores de desempenho dos seus funcionários e áreas que estão nas suas empresas.