Você já deve ter escutado que as pessoas são o maior ativo da organização, o quanto é importante a gestão de conhecimento e a retenção de talentos. Mas o principal é: Como fazer?
Apesar de ambicioso, tentaremos em nosso blog fornecer dicas simples, práticas, de baixo custo e aplicável para qualquer tipo de organização na busca de uma gestão de pessoas estratégica e funcional. Para tal, começamos por uma importante prática: A montagem de um plano de treinamento – PT
O PT deve estar condicionado ao planejamento estratégico e orçamentário da organização e tem por objetivo registrar em um documento todos os treinamentos previstos, tanto aqueles de necessidade do cargo, os oriundos do sistema de gestão ou os de aperfeiçoamento técnico e comportamental. No PT deve estar definido se os treinamentos serão fornecidos por pessoal externo ou interno da organização, as datas, o número de horas e a quantidade de colaboradores. Este documento deve ser acompanhado para que se verifique o cumprimento deste.
Através deste registro é possível saber o número de horas totais de treinamento previstas e realizadas, o quanto seu plano de treinamento está contemplando toda a organização, traçar metas de desempenho e criar indicadores como, por exemplo: O número de horas treinamento/número de horas totais trabalhadas, entre outros.
A elaboração de um PT vem acoplada com outra prática que é citada na norma NBR ISO 9001:2008 em seu item 6.2.2: A avaliação da eficácia de treinamentos. Não basta oferecer treinamento, é necessário depois de um período verificar se aquele foi eficaz ou não e para isso usam-se entrevistas, avaliações ou observações diretas para dar tal parecer, que apesar de seu caráter subjetivo, não deixa de ser um importante indicador quanto ao retorno do investimento. Por fim, registre em seu PT o resultado desta análise de eficácia, pois, este histórico ajudará na tomada de decisões de futuros PTs.
A realização de treinamentos faz parte de um planejamento e não fruto de modismos ou ações pontuais, não que o PT seja estático, muito pelo contrário, ele deve ser flexível para adaptar-se aos rumos da organização, mas cuidado com o excesso de desvios, pois pode ser um alerta de que não houve um cuidado com a previsão dos treinamentos.
Programe esta prática ainda este ano e comprove que o principal retorno na montagem de um plano de treinamento aparece na retenção de talentos, pois mostra que a organização valoriza as pessoas através do comprometimento com a constante capacitação de seus colaboradores.
Marcos Ano Bom é administrador e mestrando pela UFRRJ, especialista em marketing pelo IBMEC, consultor da Novofoco, auditor de Sistemas de Gestão Integrados com sólidos conhecimentos no PNQ