Sabemos que todas as empresas têm uma imagem a zelar e, além disso, elas sempre almejam ter um melhor desempenho e ser mais competitiva.
E, por isso, elas sempre buscam um diferencial em relação às outras empresas no mercado. Dessa forma, a certificação ISO 9001 é uma forma de conquistar a confiança dos clientes e mercados.
E, segundo a Voitto, 72% das corporações certificadas no sistema de gestão ISO 9001 afirmam que tal certificação lhes garantiram maiores vantagens competitivas.
A boa notícia é que qualquer empresa pode implementar a ISO 9001, não importando seu porte ou setor de atuação.
Por isso, neste post, você vai conferir porque grandes empresas exigem a ISO 9001 de seus fornecedores.
O que é a ISO 9001?
Vamos compreender o que significa a ISO 9001. ISO é uma abreviação para International Organization of Standardization, traduzindo significa organização internacional para padronização.
Resumindo, é uma organização não governamental situada na Suíça, a qual elabora normas internacionais baseadas em ações e conhecimento de empresas profissionais em âmbito mundial.
Entre seus objetivos, podemos dizer que é fornecer um conjunto de requisitos normativos que possibilitam elevar a compatibilidade e integração com outros sistemas de gestão na empresa.
Isso ajuda a garantir a otimização de processos e maior profissionalização no desenvolvimento de produtos e serviços, a fim de satisfazer mercados e garantir um desempenho sustentável.
A empresa, na verdade, cria uma cultura interna para se fortalecer na busca da vantagem competitiva nos mercados onde atuam.
Para uma empresa obter a certificação, ela precisa passar por uma auditoria de certificação, o que cabe às entidades de certificação reconhecidas pelo International Accreditation Forum.
Por que grandes empresas exigem a ISO 9001 de seus fornecedores?
Geralmente, as grandes empresas exigem a ISO 9001 dos seus fornecedores na hora de realizar acordos comerciais, por esses motivos:
- a empresa pode apresentar um selo que reconhece a qualidade de seus produtos e serviços, pois isso se mostra como uma forma de conferir maior credibilidade para a empresa contratante;
- a empresa certificada evidencia suas auditorias realizadas, mantendo as informações atualizadas e necessárias sobre o sistema de gestão adotado, o que gera mais confiança na empresa contratante.
- os relacionamentos ganham mais transparência e confiabilidade, isso porque os processos relacionados a ISO 9001 ajudam na rastreabilidade das matérias prima e, consequentemente, dos produtos finais.
- o foco é no cliente. Por isso, a empresa que tem a certificação mostra que está mais preparada para compreender e atender os clientes em suas necessidades e desafios diários.
O que a empresa ganha?
A empresa ganha inúmeros benefícios com a implantação da ISO 9001, mas, resumidamente, a empresa ganha um diferencial competitivo no mercado. Entre os principais benefícios, podemos citar estes:
- aumenta as oportunidades de mercado, uma vez que as grandes empresas só contratam fornecedores que possuem a ISO 9001;
- melhora a imagem da empresa no mercado;
- reduz riscos, amplia e melhora o relacionamento da empresa com seus fornecedores e investidores;
- reduz custos com processos internos e confere à empresa maior produtividade;
- reduz falhas por parte dos funcionários e gargalos internos;
- a empresa pode e consegue se planejar de modo a ter rotinas de trabalho mais eficientes, com definição clara de responsabilidades e maior agilidade na execução do trabalho.
Resumindo, todos ganham com a certificação, sua empresa por ser mais organizada e com maiores oportunidades de mercado, inclusive de acesso internacional; o cliente que pode contar com produtos e serviços com maior qualidade; a empresa contratante, que fica mais confiante em relação aos produtos ou serviços contratados, dentre outros beneficiários.
Agora que você conhece mais do potencial da implementação da ISO 9001 para sua empresa, fale com um de nossos especialistas que irão esclarecer todas suas dúvidas.