Selecionamos as perguntas mais frequentes sobre a norma. 

Implantar qualquer tipo de sistema de gestão não é uma tarefa fácil. Isto porque toda a empresa passa por mudanças em todos os seus processos, envolvendo todos os colaboradores.

A partir dos anos 90, o movimento de conscientização ambiental tornou-se cada dia mais forte dentro do mundo corporativo. E a busca por empresas que prezam pela preservação do meio ambiente aumenta cada dia mais. Neste quesito, surge a ISO 14001  totalmente voltada para um sistema de gestão ambiental.

Esta norma é a mais importante ISO da família 14000. A mesma dispõe de diretrizes para auditorias ambientais, avaliação do desempenho ambiental, rotulagem ambiental e análise do ciclo de vida dos produtos.

Esta norma é representada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A decisão pela implementação deste Sistema de Gestão Ambiental gera a necessidade de readequação de todos os processos internos de uma empresa.

Com tantas novidades nas ações que irão ser tomadas para adequação de todos os processos para o atendimento da norma, é normal que surjam muitas dúvidas quanto ao processo de implantação do sistema de gestão ambiental e quanto à certificação em si.

Para que você não fique com nenhuma dúvida, listamos as 6 principais dúvidas que recebemos sobre este assunto. Confira:

1 – O que é a norma ISO 14001?

Esta norma tem como objetivo capacitar as empresas a operarem seus processos sob um regime que protege o meio ambiente e que responda rapidamente às mudanças das condições ambientais.

2 – Esta norma é obrigatória?

Não. Esta norma não é obrigatória, porém as empresas que a possuem saem na frente da concorrência. Por dois simples motivos: alguns processos de licitação possuem como pré-requisito a certificação na ISO 14001 e a norma é um requisito exigido para fechamento de muitos grandes contratos, especialmente nos casos das indústrias e das prestadoras de serviços.
 

3 – O certificado possui data de validade?

Sim. Este certificado tem validade de 3 anos. Entretanto, a empresa certificada é submetida anualmente a auditorias.

4 – Quais as principais mudanças com a ISO 14001?

Esta norma irá ajudar a empresa a identificar os impactos ambientais causados pelas suas operações e também a minimizá-los. Para isso é necessário que a empresa elabore um sistema de gestão ambiental.

Os processos já existentes irão ser adaptados para um modelo sustentável e os processos não existentes serão criados a fim de criar uma estrutura mais sustentável.

Este Sistema de Gestão Ambiental também irá ajudar a empresa a identificar e minimizar o impacto ambiental causado pelas suas operações.

5 – Quais as principais vantagens desta certificação?

A captação de novos grandes clientes é um grande benefício para empresas certificadas. Também podemos citar a redução nos custos de energia e água, melhoria na imagem institucional da empresa e melhoria dos processos internos.

6 – A contratação de uma consultoria é obrigatória no momento da implantação?

Não é obrigatório, porém é recomendado. Isto porque para obter a certificação, a empresa deve aplicar medidas que atendam aos requisitos da norma.

Vale ressaltar que conseguir a certificação da ISO 14001 é bem mais complicado do que obter o certificado da ISO 9001. A legislação pertinente ao Direito Ambiental no Brasil é complexa e se faz necessário fazer um levantamento criterioso e minucioso da situação da empresa que deseja obter a certificação.

Uma consultoria especializada em ISO, irá ajudar em todos os processos e em todas as adaptações necessárias para garantia da obtenção da certificação. 

A Novofoco Consultoria é uma empresa especializada em normas ISO e ajudou centenas de empresas a implementarem sistemas de gestão certificáveis de forma rápida e eficiente.