Já falamos diversas vezes sobre a importância de aplicar uma norma ISO em organizações. Existem diversas normas que podem otimizar a gestão de uma empresa, tais como: ISO 9001 (a mais usada no mundo), ISO 14001 (referência em sistema de gestão ambiental), ISO 45001 (sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional) e muitas outras.

Além das ISO’s principais, existem as complementares. Esses tipos de norma potencializam o impacto das norma que lidera a série. Por exemplo, a norma ISO 9001 é a principal da série de normas ISO 9000. As outras normas como ISO 9004, que possui a função de melhoria de desempenho, impulsiona os resultados da 9001.

Com todas essas normas, muitas pessoas que trabalham com gestão acabam se encantando com elas e querem implementá-las em sua empresa. Mas será que estão no momento certo para isso?  Sabemos que as normas são famosas por serem aplicáveis em qualquer local, mas existe um momento ideal para aplicá-la.

Quando é ideal implementar uma norma?

Bom, depende muito da situação, vamos primeiro ao objetivo da norma. As ISO’s possuem a função de melhorar a gestão do segmento e área corporativa para qual foi destinada. Muitas empresas precisam da norma de qualidade quando estão passando por problemas de processos ou gestão no geral.

Por outro lado, muitas empresas já chegaram até nós sem nenhum problema porque já possuíam processos bem alinhados e uma gestão muito bem executada, mas para fornecerem para algum cliente é necessário a certificação na norma.

Outras pessoas, que trabalham em empresas novas, muitas vezes querem implementar normas ISO em organizações recém abertas. Por não possuírem muitos processos e rotinas elaboradas recentemente, a ISO pode ser um investimento não muito ideal para o momento.

Por isso, ao tentar implementar uma norma em sua empresa, pense se você está na fase certa e se realmente existe uma demanda na norma. Caso não, espere a sua empresa amadurecer mais um pouco para que consiga ver um resultado.