Introdução
O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um programa do Governo Federal que visa garantir um padrão de qualidade nas construções. Esta certificação é exigida pela Caixa Econômica Federal para construtoras que desejam obter financiamento, também pelas instituições de crédito públicas e privadas ou para participar de licitações públicas.
Entender sobre o PBQP-H e como obtê-lo é extremamente importante para profissionais do segmento da construção civil. Devido a alta concorrência no setor, as empresas encontram-se em uma situação que não basta apenas fornecer seus serviços e produtos, é necessário que haja uma diferenciação diante do mercado.
Saiba mais sobre esta certificação!
Sumário
Quais são os pré-requisitos para minha construtora se certificar no PBQP-H?
Quais são os benefícios do PBQP-H para a construção civil?
Qualquer empresa pode obter a certificação PBQP-H?
É possível integrar os Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 e PBQP-H?
Quais são os níveis de adesão do PBQP-H?
O que é PBQP-H?
É um programa do governo criado em 1998 que visa organizar o setor da construção civil, para que as empresas do ramo sempre busquem melhorias nas suas atividades. O PBQP-H é uma certificação muito importante para empresas que desejam participar de licitações e programas do governo, como o Minha Casa Minha Vida.
O PBQP-H é muito comparado, de forma lúdica, à ISO 9001. Isto porque, as duas certificações tem como objetivo trazer mais qualidade e produtividade para a empresa que foi certificada. Sendo o PBQP-H, somente para empresas do setor de construção civil para modernização produtiva e a ISO 9001 para empresas de qualquer segmento.
O programa avalia se os serviços e obras estão em conformidade, se os materiais utilizados estão com qualidade, toda formação de mão de obra, as tecnologias usadas, além da informação à sociedade e promoção de comunicação entre os envolvidos.
Quais são os pré-requisitos para minha construtora se certificar no PBQP-H?
Os pré-requisitos para sua construtora obter a certificação PBQP-H são:
- Sua construtora precisa estar com alguma obra em andamento
No dia da auditoria externa de certificação do PBQP-H, sua construtora precisa comprovar que já executou ao menos 50% dos serviços controlados. E pelo menos 25% desse total deve estar em execução durante a auditoria.
- Sua construtora precisa possuir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
Para obter a certificação PBQP-H a sua construtora deve possuir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no nome da mesma.
Quais são os benefícios do PBQP-H para a construção civil?
As empresas que aderem ao programa buscam aumentar sua competitividade no mercado de construção civil, padronizando seus serviços em busca de maior qualidade. A adesão ao PBQP-H trazem diversos benefícios, entre eles:
- Aumento do nível da organização interna;
- Controle da produtividade;
- Redução de retrabalhos;
- Aumento da credibilidade diante dos clientes e fornecedores;
- Aumento da possibilidade de participação em licitações e projetos do governo;
- Diminuição do desperdício de materiais;
- Diminuição de atrasos na obra;
- Aumento de parcerias com empresas que exigem a certificação;
- Diminuição de gargalos judiciais, como ações ambientais ou trabalhistas;
- Mão de obra mais qualificada;
- Maior transparência com os fornecedores e parceiros;
- Melhoria dos processos internos;
- Melhoria da qualidade do serviço oferecido
Qualquer empresa pode obter a certificação PBQP-H?
A certificação PBQP-H é voltada para empresas públicas ou privadas que atuam na construção civil, bem como na elaboração de projetos. Para empresas de outros segmentos que desejam implementar um Sistema de Qualidade, indica-se a ISO 9001.
É possível integrar os Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 e PBQP-H?
Sim. A certificação PBQP-H é nacional e é aplicada somente a empresas do setor de construção civil, enquanto a ISO 9001 é uma norma internacional e é aplicada a empresas de qualquer segmento. As duas certificações são pautadas em Gestão da Qualidade e boa parte dos requisitos do PBQP-H fazem parte da ISO 9001. Logo, a integração das normas se faz possível.
O que é SiAC?
O Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Engenharia (SiAC) é um dos projetos que impulsionou o PBQP-H, um dos regimentos do PBQP-H. O objetivo deste projeto é avaliar o Sistema de Gestão nas empresas que promovem ou realizam obras, como construtoras, incorporadoras e empreiteiras com base na norma ISO 9001. Um dos objetivos do SiAC são:
- Difundir a prática do sistema de gerenciamento da qualidade;
- Tornar o setor da construção civil mais competitivo;
- Reduzir os impactos no meio ambiente
- Aumentar a confiança dos agentes financiadores.
Quais são os níveis de adesão do PBQP-H?
O PBQP-H é dividido em dois níveis de qualidade: Nível A e Nível B. A diferença entre os dois níveis é a quantidade de requisitos do SiAC presente em cada nível e também na porcentagem mínima de serviços que devem ser verificados.
- Nível A:
O nível A atende 100% dos requisitos do SiAC. Logo, a porcentagem mínima de serviços e materiais controlados na obra é de 100%, todos os serviços executados e todos materiais utilizados devem ser controlados no nível A.
- Nível B:
O nível B atende 70% dos requisitos do SiAC. Os 30% dos requisitos que não são mandatórios são:
- 6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades
- 6.3 Planejamento de mudanças
- 7.1.4 Ambiente para a operação dos processos
- 7.1.5.2 Rastreabilidade de medição
- 7.4 Comunicação
- 8.1.2 Planejamento da execução da obra
- 8.2.1 Comunicação com o cliente
- 8.2.3 Análise crítica de requisitos relativos à obra
- 8.2.4 Mudanças nos requisitos relativos à obra
- 8.3.3 Entradas de projeto
- 8.3.4 Controles de projeto
- 8.3.5 Saídas de projeto
- 8.3.6 Mudanças de projeto
- 8.4.1.2. Processo de avaliação de fornecedores
- 8.4.3.4. Serviços de projeto e serviços especializados de engenharia
- 8.4.3.5. Locação de equipamentos de obra
- 8.5.3 Propriedade pertencente a clientes e fornecedores externos
- 8.5.5 Atividades pós-entrega
- 8.5.6 Controle de mudanças
- 8.6.2 Liberação da obra
- 9.1.3 Análise e avaliação
- 10.3 Melhoria contínua
Após a implementação a companhia precisa realizar a auditoria de certificação, tanto no nível A quanto no nível B. A auditoria de certificação tem como objetivo verificar a conformidade de uma companhia diante dos requisitos da norma.
Percebemos então que há diferença entre o nível A e o nível B. A empresa deve realizar uma análise crítica para entender de fato se realmente faz sentido implementar somente o nível B da PBQP-H.
A certificação PBQP-H compreende várias etapas minuciosas que dependem de diversas documentações e órgãos públicos. Por isso, é indicado que a empresa que deseja obter a certificação procure uma assessoria especializada em certificação PBQP-H para que não haja retrabalhos e para acelerar o processo de certificação.
Se você deseja obter o certificado PBQP-H, tanto do nível A quanto do nível B, entre em contato com um dos nossos especialistas!