Muitas empresas pensam em diversas estratégias para aumentar a satisfação de seus colaboradores, é muito comum vermos estratégias de endomarketing que são executadas, mas que não funcionam com efetividade. Muitas vezes o problema está em outro local: no bem estar do colaborador.
Uma empresa que preza em manter o funcionário confortável e seguro, pode aumentar a produtividade do seu colaborador.
Para ajudar você a atingir este objetivo, separamos 5 dicas para você melhorar a saúde e segurança ocupacional da sua empresa:
Software de Gestão e Saúde Ocupacional
Ter um software para ajudar você na organização de seus recursos pode ser uma mão na roda. Além de ajudar na automação de processos, ele pode ser um local em que você consiga fazer a gestão de conhecimento relacionado a esse assunto. Nele você poderá ver a evolução da segurança e saúde dos seus colaboradores. Por exemplo, existem softwares como o Nexo Gestão, que permite analisar diversas partes da gestão da organização.
Equipamentos de segurança
Você já parou pra pensar em como reduzir os acidentes na sua organização? Para todo profissional que possuir uma tarefa com risco de acidentes, a empresa deve se comprometer em mantê-lo seguro. Por isso, busque pelos melhores EPI’s para seus colaboradores.
Avaliação de produtividade
Já parou para pensar no desempenho do seu colaborador? Antes de saber a origem do problema, o ideal é criar indicadores de desempenho e fazer avaliações frequentes, a fim de investigar as causas dos eventuais problemas identificados.o causador desta objeção.
Bem estar psicológico
Você sabia que o seu ambiente de trabalho influencia, e muito, no bem estar de um profissional? Manter um bom clima pode aumentar a produtividade dos seus colaboradores e evita conflitos dentro da organização. Por isso, tenha o costume de realizar pesquisas de clima organizacional em sua empresa. Assim, você identificará os problemas que mais afetam seus colaboradores e poderá gerar ações para solucioná-los.
De olho na ergonomia
A postura pode ser um fator importantíssimo no desempenho e saúde do seu colaborador. Por isso, sempre busque manter os imobilizados da sua empresa em bom estado e tente estimular seus colaboradores a ficarem atentos aos seus corpos.
Para melhorar ainda mais a segurança e saúde ocupacional da empresa, que tal ter um Sistema de Gestão exclusivo para isso? Neste post, falamos sobre a ISO 45001 (antiga OHSAS 18001). Esse texto será um bom complemento deste, assim você saberá quais são as melhorias necessárias para sua organização.