Como sabemos, todo negócio busca o crescimento e seu desenvolvimento. E, não tem como uma organização ter um crescimento sustentável, se o negócio tiver características de desvios de conduta e normas éticas.
Por isso, desenvolvemos este post para que você conheça mais a respeito da ISO 37001 e sua abrangência
O que seria suborno diante a norma 37001?
Suborno para essa norma é: uma oferta, promessa, aceitação, doação ou solicitação de vantagem indevida, seja de forma direta ou indiretamente, de forma que viole as leis locais; há um tipo de incentivo de modo que a pessoa esteja agindo ou ficando omissa diante suas responsabilidades.
A norma 37001 não deixa claro sobre a forma de atender a um requisito em específico, uma vez que cada organização tem uma realidade diferente, no sentido de que, o que se aplica a uma, pode ser que não vale para a outra. Tem que se observar cada realidade.
Assim, um sistema antissuborno visa determinar controles internos para reduzir ou eliminar a ocorrência de qualquer tipo de suborno dentro de uma organização.
Como se define a ISO 37001?
A norma 37001 é uma norma internacional que traz uma série de requisitos no sentido de estabelecer, implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão de anticorrupção.
Ela pode ainda ser aplicada para combater ações de suborno praticadas por terceiros, ou seja, pelos outros públicos ligados a uma organização. Ao implementar a ISO 37001, a organização pode estar buscando um diferencial ao mostrar sua preocupação em eliminar ou reduzir ações de corrupção.
Mostrando ainda respeito à legislação e compromisso com a sociedade no combate a esses males.
O que você precisa saber para implementar a norma 37001?
Para a implementação da ISO 37001, deve-se ficar atento para algumas questões abaixo:
-
Como anda o quadro de gestores?
Em alguns casos, as empresas ao implantar a norma, precisam renovar seu quadro de gestores, deixando claro para a comunidade ou sociedade que a empresa está buscando uma renovação, bem como uma reestruturação completa, e sendo a mais transparente possível.
Portanto, se tiver pessoas com condutas duvidosas, elas precisam ser afastadas de seus cargos. -
Já possui com código de ética?
Muitas empresas possuem códigos internos de conduta ou ética. Mas é preciso se atentar, de modo que as regras impostas em tais códigos sejam seguidas fielmente, e não colocadas apenas no papel. -
Como está seu canal de denúncia?
Estabeleça um canal de denúncias de forma anônima, se puder ser terceirizado, fica ainda melhor, pois garante mais transparência. E, se houver denúncias de corrupção, elas efetivamente precisam ser investigadas e tomadas as devidas providências. -
Já pensou no seu departamento de compliance?
Crie um setor específico para gerenciar as questões de compliance (conjunto de ações para fazer cumprir normas legais e éticas).
Inclusive, a alta diretoria precisa mostrar que o exemplo vem de cima. De nada adianta a empresa ter um canal de denúncias, ou o discurso da diretoria for “lindo” e ético, se na prática, essa mesma diretoria paga propinas para participar de licitações, por exemplo. -
Como está o envolvimento de sua equipe?
Os gestores precisam envolver a toda equipe, no sentido de fazer refletirem a respeito da importância de se obter condutas éticas e transparentes de conduta no ambiente corporativo e fora dele. A empresa deve educar seus colaboradores de forma a prevenir todas as formas de corrupção. -
Como você monitora seus processos internos?
A organização deve estar atenta no sentido de determinar e manter um sistema de monitoramento para identificar processos internos, bem como os riscos envolvidos em cada um, em relação a qualquer recebimento ou oferecimento de vantagens indevidas.
Inclusive, observando o comportamento dos fornecedores da empresa.
Se sua empresa ainda não está atenta para essas questões, ou tem dificuldades em apurar esses fatores mencionados, é interessante que se busque uma Consultoria ISO 37001.