Introdução
Saiba tudo sobre a ISO 17025 e o processo de acreditação de seu laboratório junto a Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.
Para que sua experiência seja a melhor possível, detalhamos por partes conforme os itens abaixo:
Sumário
- Sistema de Gestão Laboratorial: Qual sua importância?
- O que é a ISO 17025?
- Qual a importância de obter a acreditação ISO 17025?
- Laboratórios pequenos podem se acreditar na norma ISO 17025?
- A ISO/IEC 17025 é obrigatória?
- Acreditação em laboratórios: Como funciona?
- Qual a responsabilidade do Inmetro e da Cgcre na acreditação da ISO 17025?
- Sistema Orquestra e ISO 17025: Qual a sua relação?
- Quais são as etapas para conseguir a acreditação em um laboratório?
9.1 Primeiro passo: Preparação do Laboratório
9.2 Segundo passo: Envio da documentação
9.3 Terceiro passo: Auditoria do INMETRO - Quais são as diferenças entre laboratórios RBC (Acreditados) e laboratórios rastreados?
- Quais são as redes que os laboratórios pertencem ao serem acreditados?
Sistema de Gestão Laboratorial: Qual sua importância?
Já não é de hoje que os laboratórios utilizam recursos tecnológicos. Um dos destaques destes recursos é o Sistema de Gestão Laboratorial. Com o uso desta ferramenta é possível otimizar todos os processos internos, desde controles de estoque, produção de relatórios até manutenção das boas práticas técnicas laboratoriais.
Tendo todos os processos internos otimizados e padronizados os colaboradores obtêm maior produtividade. Mas e os clientes? Como fazê-los se sentirem mais seguros com a qualidade do serviço prestado no laboratório? A acreditação na ISO 17025 é o caminho mais acertado para isso.
O que é a ISO 17025?
Os laboratórios devem mostrar confiabilidade nos seus resultados, isto já é sabido. Para isto, existe a acreditação ISO 17025.
A norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2017 segue padrão internacional para comprovação de que um laboratório executa suas atividades adequadamente e para garantir que o resultado final das análises sejam rastreáveis e de qualidade.
Esta norma é válida em vários países em que os laboratórios precisam comprovar seu potencial técnico.
A ISO/IEC 17025:2017 está adequada às tecnologias da informação, prezando por sistemas de computadores, produção de resultados e relatórios eletrônicos.
Qual a importância de obter a acreditação ISO 17025?
Um laboratório acreditado na norma ISO 17025 indica que segue processos dentro de um padrão internacional e está com melhorias contínuas desde a excelência da sua equipe até a rastreabilidade de medições.
Alguns dos benefícios de obter a acreditação ISO 17025 são:
- Maior eficiência do laboratório;
- Aumento e fidelização de clientes e parceiros;
- Aumento da confiabilidade no laboratório;
- Diminuição de retrabalho;
- Equipamentos e instalações adequados;
- Colaboradores cientes das políticas e metas do laboratório;
- Laboratórios reconhecidos internacionalmente;
- Otimização dos métodos de ensaio e/ou calibração, manuseio e movimentação correta dos itens;
- Ambiente de medição adequado;
- Garante a precisão dos resultados;
- Maior vantagem competitiva;
- Redução de gastos operacionais;
Laboratórios pequenos podem se acreditar na norma ISO 17025?
A ISO 17025 é um grande diferencial para laboratórios de qualquer porte. Ela se destina a laboratórios de ensaio, calibração e também aos que realizam amostragem, associada com ensaio ou calibração subsequentes. Logo, se seu laboratório se enquadrar nestas três categorias o mesmo está apto a obter a acreditação.
A ISO/IEC 17025 é obrigatória?
Não é obrigatória. Porém, alguns órgãos só aceitam relatórios de ensaios ou calibração apenas de laboratórios com acreditação. Logo, obter a acreditação na ISO 17025 é a chance de se destacar frente à concorrência e não perder nenhuma oportunidade de negócios.
Acreditação em laboratórios: Como funciona?
A acreditação laboratorial é um processo baseado em avaliar a qualidade dos serviços prestados de um laboratório. O laboratório que é acreditado, tem suas normas dentro do padrão do INMETRO. Logo, demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.
É pela acreditação que os laboratórios conseguem aperfeiçoar todos seus processos internos, mitigar falhas e melhorar a qualidade do seu atendimento.
A ISO 17025 atende a estes dois tipos de laboratórios: laboratórios de calibração e laboratórios de ensaio.
Qual a responsabilidade do Inmetro e da Cgcre na acreditação da ISO 17025?
O Inmetro é o órgão Brasileiro responsável por acreditar os laboratórios de ensaio e calibração, por meio da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre). O mesmo também é responsável por avaliar a conformidade aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.
Sistema Orquestra e ISO 17025: Qual a sua relação?
Como citado anteriormente, O INMETRO é o único órgão que possui a responsabilidade de acreditar os laboratórios de ensaio e calibração. Para obter a acreditação do INMETRO, você deve ter acesso ao Sistema Orquestra.
O Sistema Orquestra é uma plataforma do governo para automatizar seus processos de acreditação, logo é necessário ter uma conta gov.br para acessar ao sistema do INMETRO. Saiba mais sobre o Sistema Orquestra, clique aqui.
Quais são as etapas para conseguir a acreditação em um laboratório?
Primeiro passo: Preparação do Laboratório
É necessário conhecer a norma ISO 17025 para compor os processos do laboratório de forma eficaz. Só assim, um laboratório consegue ter um Sistema de Gestão Laboratorial eficiente.
Tendo um Sistema de Gestão de Laboratório documentado referente à norma, é necessário adentrar em aspectos mais técnicos, como: especificar a área que seu laboratório será acreditado, faixas suportadas pelos padrões do laboratório, quais instrumentos que irá atender, entre outros.
Segundo passo: Envio da documentação
Todos os processos executados na primeira fase devem ser evidenciados em forma de documentos. Desta forma, o laboratório consegue dar entrada no processo de acreditação. Além da documentação pertinente aos processos executados, existem algumas documentações adicionais necessárias para acreditação. São elas:
- Documentação normativa (NIE-CGCRE, NIT-DICLA) que constitue requisitos para a acreditação
- Documentação Orientativa (DOQ-CGCRE) que tem como finalidade fornecer informações ao OAC ,nomenclatura dada pela Cgcre aos laboratórios, que os auxiliem na implementação dos requisitos de acreditação.
Recomenda-se que o laboratório tenha o hábito de verificar as versões atualizadas destes documentos no site do Inmetro, pois os mesmos são constantemente revisados.
Toda documentação deve ser enviada ao INMETRO para que o mesmo possa verificar se o laboratório seguiu os requisitos da ISO 17025.
É importante frisar que antes de enviar toda documentação, o laboratório deve estar com seu Sistema de Gestão de Qualidade implementado e cumprindo com o requerido pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.
Os requisitos para um laboratório cumprir com o requerido pela Cgcre são:
- Ter feito ao menos um ciclo de auditoria interna. É importante que na auditoria interna, todos os elementos do Sistema de Gestão sejam abrangidos;
- Ao menos uma análise crítica deve ser ser concluída pela Gerência do laboratório;
- Demonstrar competência técnica, conforme os requisitos pedidos na NIT-DICLA-026 (Requisitos para a Participação de Laboratórios em Atividades de Ensaio de Proficiência).
Estando tudo em conformidade, será feito o agendamento da auditoria.
Terceiro passo: Auditoria do INMETRO
Este é o momento em que o laboratório vai evidenciar de forma prática tudo aquilo que foi enviado na documentação e a competência técnica do OAC.
O INMETRO irá avaliar todos os processos do laboratório segundo a ISO 17025. O órgão irá emitir uma avaliação indicando se o OAC (laboratório) está apto ou não para ser acreditado. Existem três tipos de avaliações:
- a) Recomendação da acreditação – Caso o laboratório não apresente não conformidades;
- b) Recomendação da acreditação, após a confirmação da implementação das ações corretivas – Caso o laboratório tenha apresentado não-conformidades;
- c) Não recomendação da concessão da acreditação – Quando a quantidade de não-conformidades encontradas demonstre a falta de competência técnica do OAC, segundo a ISO 17025.
Caso seu laboratório receba a avaliação de recomendação da acreditação, após a confirmação da implementação das ações corretivas, os avaliadores do Inmetro irão emitir um relatório e darão um prazo para a resolução das não-conformidades. Comprovando que todas as não-conformidades foram ajustadas. O órgão irá avaliar todos os dados e dará o aval para a avaliação da CGCRE.
Neste momento, a comissão da CGCRE irá avaliar toda a documentação. Estando tudo em conformidade, realiza-se a assinatura e concessão da acreditação da ISO 17025 ao laboratório.
Se seu laboratório ficar com a avaliação de não recomendação da concessão da acreditação, é um sinal que as não-conformidades foram muito graves e sua acreditação será negada. Neste caso, a única forma de obter a acreditação é regularizando todas as não-conformidades e iniciando o processo todo novamente.
Quais são as diferenças entre laboratórios RBC (Acreditados) e laboratórios rastreados?
Um laboratório só é chamado de RBC ou acreditado se tiver o selo da acreditação do INMETRO. Isto significa que seu trabalho é auditado periodicamente pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro).
Laboratórios de calibração acreditados fazem parte da Rede Brasileira de Calibração (RBC) ou , caso façam ensaios acreditados, fazem parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE).
Tais certificados são aceitos praticamente no mundo todo, trazendo uma grande vantagem competitiva em relação aos outros laboratórios que não são acreditados.
Os laboratórios rastreados não são auditados pelo INMETRO. Ou seja, seus processos são desenvolvidos internamente e não possuem acreditação e nem o selo do INMETRO.
Laboratórios rastreados não fazem parte da Rede Brasileira de Calibração e precisam executar a busca de informações e atualização dos processos por conta própria.
Quais são as redes que os laboratórios pertencem ao serem acreditados?
Após a concessão da acreditação, o laboratório pertencerá a Rede Brasileira de Calibração (RBC) ou a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE).
A Rede Brasileira de Calibração é o conjunto de laboratórios que foram acreditados para execução de serviços de calibração em todo Brasil.
A Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio é o conjunto de laboratórios que foram acreditados para a execução de serviços de ensaio.
Um laboratório pode ser acreditado em várias áreas, como: força e dureza, temperatura e umidade, pressão, massa e volume, água, alimentos, bebidas, etc.
Neste post você conferiu que são inúmeros os benefícios que a ISO 17025 e a acreditação laboratorial trazem para um laboratório.
Se você deseja entender como a ISO 17025 pode otimizar os processos no seu laboratório entre em contato conosco!