Com a preocupação iminente das organizações que precisam provar serem comprometidas com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) surgiu como um sistema que permite a organização identificar e controlar seus riscos à segurança e saúde com consistência.
Esse controle abre caminho não só para a redução de acidentes como para o auxílio na conformidade legislativa, favorecendo o desempenho de todos os componentes da empresa.
O maior exemplo no mercado de certificação baseada na implementação de um SGSSO é a norma OHSAS 18001. Ela funciona como um selo capaz de atestar que uma empresa possui um ambiente de trabalho seguro.
O Brasil é o 4º país no ranking mundial de acidentes de trabalho. A função da OHSAS 18001 é, através do SGSSO, se adaptar a todos os tipos de organização ajudando-as a eliminar ou minimizar riscos e perigos ocupacionais.
Objetivos do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO)
- Atender a legislação relacionada à segurança e saúde do colaborador;
- Mapear riscos e perigos na organização, atuando preventivamente na saúde e segurança do colaborador;
- Conscientizar os colaboradores quanto a saúde e integridade física.
Principais benefícios da OSHAS 18001
- Criação de condições de trabalho mais seguras;
- Identificação de perigos e definição de controles para gerenciá-los;
- Redução significativa de acidentes, perigos e parada de trabalho, reduzindo custos e inatividade;
- Aumento da identificação e motivação do funcionário, através do envolvimento nos processos de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional;
- Demonstração de conformidade para clientes e fornecedores;
- Evitar o risco de passivos trabalhistas e ações judiciais;
- Valorização da imagem da empresa.
Agora que você já sabe todas as vantagens da OHAS 18011, que tal implementá-la em sua empresa? Adote esta norma de segurança do trabalho e depois conta pra gente quais foram as principais mudanças que notou no seu ambiente de trabalho.