O cenário econômico mundial de constantes mudanças sobre as organizações vêm fazendo com que as empresas busquem cada vez mais algum diferencial para obter maior competitividade sobre seus concorrentes em sua área de atuação.
É neste momento que a certificação ISO 9001 entra em ação e vira o grande diferencial para a empresa. Uma empresa que faz uso da qualidade como fator chave, torna-se indispensável no mercado.
Quando pensamos em qualidade, logo nos vem à mente a palavra excelência, que representa uma busca pela perfeição nos processos.
No ambiente de negócios vigente hoje, preocupar-se com a qualidade é uma condição intrínseca à continuidade e sobrevivência do negócio em longo prazo.
Na jornada rumo à busca da excelência e obtenção de vantagem competitiva por meio da qualidade, uma grande aliada é a série de normas ISO 9000.
ISO 9000
A série de normas ISO é um grupo de normas técnicas, criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), que estabelece um modelo de gestão da qualidade para empresas em geral. Os documentos desta “família” tem como objetivo oferecer um conjunto de diretrizes para que a empresa crie um sistema baseado em melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços.As normas da série ISO 9000
A série ISO 9000 é compostas pelas seguintes normas:- ISO 9000– Norma que regulamenta os fundamentos e o vocabulário do sistema de qualidade. Não é uma norma certificável, mas estabelece as diretrizes em termos de entendimento dos itens das demais normas.
- ISO 9001 – É a norma mais abrangente de padronização para um determinado produto ou serviço. Seu objetivo é melhorar a gestão de uma empresa e fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Foi atualmente revisada e publicada (Versão ISO 9001:2015).É a única passível de certificação.
- ISO 9004– Norma que estabelece diretrizes para a melhoria de desempenho.
- ISO 19011 – Norma que trata do gerenciamento de auditorias de sistema de gestão.