Se sua empresa tem problemas de gestão, saiba que o desempenho dos seus processos está diretamente relacionado a isso. Para saber onde se encontra o gargalo da sua empresa, criaram uma ótima ferramenta para análise: o mapeamento de processos.

O mapeamento de processos consiste em desenhar todos processos de uma determinada organização através de fluxogramas. Normalmente, estes fluxogramas possuem diversos símbolos que representam algo. Com os fluxos desenhados, é possível encontrar, com mais rapidez, os problemas processuais e agir de uma forma mais objetiva.

Mais do que um solucionador de problemas, o mapeamento de processos é uma ferramenta de inovação. Se uma empresa possui bons processos, esta ferramenta pode ajudá-la a deixá-los excelentes. Ajudando, consequentemente, a organização ficar ainda mais
competitiva no mercado em que atua.

Além das vantagens já citadas acima, a ferramenta também ajuda a:

  • Ter uma visão holística da organização: após ter todos os processos da sua empresa desenhados, é possível ter uma visão de um todo. Assim, é fácil ver o funcionamento de cada área de uma determinada organização.
  • Registrar o conhecimento da empresa: toda ação exercida dentro da empresa foi mapeada e registrada. Agora fica muito mais fácil replicar os processos de um cargo para um novo funcionário.
  • Mostrar quem são os atuantes em um determinado processo: quando se desenha um processo, independente de qual seja, você conseguirá ver quais são as pessoas e áreas que participam dele.
  • Criar indicadores de desempenho: com processos desenhados, é mais fácil verificar a complexidade das ações exercidas. Assim, fica mais prático criar metas tendo o grau de dificuldade como embasamento.

Mapeamento de processos na ISO 9001

Quando falamos de melhoria de gestão, lembramos logo das normas ISO. Elas são uma das grandes responsáveis pela melhoria de diversas empresas. Atualmente, mais de um milhão de empresas possuem a certificação ISO 9001.

Você sabia que o mapeamento de processos é o melhor amigo da ISO 9001? Ele é muito útil quando se trata do contexto da organização. No requisito 4.4 da ISO 9001:2015 é obrigatório listar todas as atividades da empresa.

Além disso, ele pode ser uma grande ajuda no requisito 8 da norma. Tratar de operações também é um assunto que requer um cuidado minucioso e o mapeamento também pode ser uma mão na roda na execução destas tarefas.