Ter um negócio de pequeno e médio porte tem suas vantagens e desvantagens. Dentre as grandes vantagens temos a pouca quantidade de processos comparando a uma empresa grande e a maior facilidade de comunicação entre áreas. Isso faz com que muitas pessoas queiram abrir seu próprio negócio porque algumas pessoas não se adaptam a realidade corporativa de grandes empresas.
Entre as desvantagens podemos citar a falta de reconhecimento. Devido ao seu tamanho, diversas empresas buscam recursos para que sejam notadas por seus clientes e, consequentemente, aumentar seu market share. Existem diversos meios para aumentar a credibilidade de uma marca como networking, marketing digital e normas de qualidade.
Isso mesmo o que você leu! Sabemos que normas de qualidade possuem um objetivo principal de otimizar a gestão de uma empresa, mas ela também possui outros benefícios agregados como a melhoria da imagem da empresa em relação ao seus stakeholders. Já falamos sobre isso nesse texto aqui.
Caso você não saiba, a maioria das normas ISO podem ser aplicadas em empresas de diversos portes e tamanho, a ISO 9001 – a mais conhecida delas, é a mais prática por ser abrangente. Quem trabalha em empresas de pequeno e médio sabe que, na maioria das vezes, não dispõe de muitos recursos para investir em ser reconhecido. Por isso a ISO pode ser um reforço excelente.
Além disso, a ISO 9001 ajuda uma empresa a ser direcionada para a satisfação do cliente. Para uma MPE deixar de ser uma empresa de porte inferior ao grande, ela precisa de dinheiro, para ganhar dinheiro é preciso ter clientes e para ter renda recorrente, clientes satisfeitos. Por isso, é uma mão na roda para otimizar processos que beneficiem seu público.
Outro benefício que uma MPE ganha com a norma, é a padronização de processos. Muitas pessoas que possuem empresas desse porte acabam esquecendo desses detalhes. Processos alinhados e padronizados ajudam na redução de custos e aumento da qualidade das tarefas executadas.
Ficou animado com a ISO? Que tal implementar ela em sua empresa? Busque qual é a norma de qualidade mais adequada à sua empresa, mas atenção, você precisa ver se está no momento correto para obter sua certificação. Saiba mais neste post.