Com a tecnologia cada vez mais presentes na realidade corporativa, diversas empresas no mundo começaram a ganhar visibilidade por facilitar a rotina de muitos profissionais. Empresas como a Hootsuite surgiram para facilitar a gestão de alguns processos na área de marketing, o pipedrive surgiu para gerenciar processos da área de vendas. Existem outros que otimizam a gestão de processos de um negócio por inteiro, mas um vem crescendo no Brasil: o Pipefy.
Fundado em 2015, com sede em Curitiba, o Pipefy é uma startup brasileira que vem chamando a atenção pelo seu crescimento. Presente em mais de 150 países, a empresa já possui grandes nomes como clientes – Accenture, Volvo e GE já usam o software de gestão para fazer o gerenciamento de seus processos.
Só em 2018, a empresa recebeu um aporte de mais de 50 milhões de reais para investir na expansão de suas operações e time, fazendo com que a empresa seja uma das startups brasileiras destaque no mercado de gestão de processos e quem sabe um futuro unicórnio.
Mas afinal: o que é gestão de processos?
Antes de falarmos mais sobre o assunto, vamos definir o que é a gestão de processos: é um conceito que integra gestão de negócios com a tecnologia da informação. Facilitando a mensuração de dados e controle de atividades de uma determinada atividade que pode passar por diversas áreas ou não.
Gestão de processos nas empresas brasileiras
Em grandes empresas, o gerenciamento de diversos processos é gerido por softwares que economizam custos de HH em tarefas repetitivas com suas automações e que ajudam no controle de atividades. Por outro lado, nós temos notado que essa ainda não é uma realidade presente na maioria de empresas de micro e pequeno porte, mantendo empresas deste tamanho em um patamar inferior às grandes no quesito gestão. Com essa grande necessidade do mercado, o Pipefy vem solucionando o problema dessas empresas.
Como o Pipefy pode otimizar a gestão de processos de uma empresa?
Para a leitura ser menos técnica, vamos seguir com exemplos sobre como o Pipefy otimizaria a gestão do seu negócio:
Gestão de processos administrativos – Imagine que chegou o mês de pagar contas do mês. Para isso, todas as áreas precisam enviar seus respectivos gastos para o departamento financeiro. Usando um mesmo software que integre todas as áreas, num mesmo painel, fica fácil para a pessoa responsável da área fazer o gerenciamento de todas as entregas.
Gestão de processos logísticos – Supondo que uma empresa responsável por vender um produto utiliza um estoque e uma equipe de entregas terceirizadas. Por esse produto ser muito exclusivo, não há muito volume de compra, mas ainda sim é preciso que haja uma comunicação entre as 3 empresas. Através do Pipefy é possível integrar as 3 empresas, permitindo a gestão pela empresa contratante, tudo em um mesmo painel e caso ocorra um problema, saber com qual empresa terá que lidar.
Gestão de processos produtivos e da qualidade – Vamos supor que uma empresa deseja implementar a ISO 9001 e está com problemas em sua cadeia de produção. Com medo de levar uma não conformidade, a empresa resolveu também implementar o Pipefy para poder monitorar as tarefas em sua cadeia de produção e poder cuidar de suas tarefas que envolvem a implementação da ISO.
Gestão de processos no Rio de Janeiro e o Pipefy
Esses exemplos que foram dados acima são reais, nós já tivemos clientes que passaram por essa situação e vimos que o Pipefy era a solução ideal. Como uma empresa que presa pelos melhores recursos para ajudar nossos clientes, nos tornamos a única empresa parceira do Pipefy no Rio de Janeiro!