Com o intuito de orientar empresas no controle de sua Gestão de Riscos, a ISO 31000 foi desenvolvida para profissionais, de diversas áreas, consigam lidar com situações que não estavam previstas e que podem acarretar em resultados ruins. No post de hoje, falaremos sobre a norma que não possui certificação, mas que é uma ótima referência.

Diversas vezes, muitas empresas passam por momentos delicados pois, além de não previrem possíveis riscos (a ISO 9001 pode ajudar a você nisso com a mentalidade de risco, falamos sobre ela aqui), elas não sabem como elaborar planos de ação, que atuem na mitigação, ou diminuição ou até mesmo no fato de assumir o risco.

Recentemente, em fevereiro de 2018, a ISO 31000 ganhou uma nova versão, ISO 31000:2018. Isso quase 10 anos após a sua versão mais antiga, a ISO 3100:2009. Nessa atualização houveram mudanças que ajudaram ainda mais nas orientações da Gestão de Riscos.

Benefícios da  ISO 31000

A ISO 31000 desenvolve a cultura de Gestão de Risco dentro da empresa que implementa esta norma, na qual colaboradores e outros stakeholders ficam cientes da importância de monitorar e gerir o risco. Além disso, a norma ajuda a enxergar as oportunidades e consequências associadas ao risco – a análise SWOT é uma ótima ferramenta para isso.

ISO 3001: o que mudou na nova versão?

As estratégias estão mais específicas. Agora possui a recomendação de desenvolver um discurso ou política que confirma o cometimento com o gerenciamento de risco. Atribuindo autoridade, responsabilidade e comprometimento entre os níveis da organização.

Por onde começar para implementar na minha empresa?

Tenha ciência dos objetivos chaves da sua organização. Isso vai ajudar você a esclarecer os alvos e requisitos do seu gerenciamento de risco. Após esta etapa, avalie a sua estrutura, isso vai garantir que você fará as alocar os papéis, responsabilidades e os procedimentos corretos quando falamos sobre risco.

Como foi dito aqui esta norma não precisa de certificação, por isso é mais acessível. Caso você busque por outras normas que podem ajudar a sua empresa, mas que não precisam de certificação, você pode acessar esse sobre a ISO 9004 – norma complementar à ISO 9001 e ISO 10015 – norma relacionada à desenvolvimento de treinamentos em uma empresa.