O cenário econômico mundial de constantes mudanças sobre as organizações vêm fazendo com que as empresas busquem cada vez mais algum diferencial para obter maior competitividade sobre seus concorrentes em sua área de atuação. É neste momento que a certificação ISO 9001 entra em ação e vira o grande diferencial para a empresa. Uma empresa que faz uso da qualidade como fator chave, torna-se indispensável no mercado. Quando pensamos em qualidade, logo nos vem à mente a palavra excelência, que representa uma busca pela perfeição nos processos. No ambiente de negócios vigente hoje, preocupar-se com a qualidade é uma condição intrínseca à continuidade e sobrevivência do negócio em longo prazo. Na jornada rumo à busca da excelência e obtenção de vantagem competitiva por meio da qualidade, uma grande aliada é a série de normas ISO 9000.
 

ISO 9000

A série de normas ISO é um grupo de normas técnicas, criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), que estabelece um modelo de  gestão da qualidade para empresas em geral. Os documentos desta “família” tem como objetivo oferecer um conjunto de diretrizes para que a empresa crie um sistema baseado em melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços.  

As normas da série ISO 9000

A série ISO 9000 é compostas pelas seguintes normas:
  • ISO 9000– Norma que regulamenta os fundamentos e o vocabulário do sistema de qualidade. Não é uma norma certificável, mas estabelece as diretrizes em termos de entendimento dos itens das demais normas.
  • ISO 9001 – É a norma mais abrangente de padronização para um determinado produto ou serviço. Seu objetivo é melhorar a gestão de uma empresa e fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Foi atualmente revisada e publicada (Versão ISO 9001:2015).É a única passível de certificação.
  • ISO 9004– Norma que estabelece diretrizes para a melhoria de desempenho.
  •  ISO 19011 – Norma que trata do gerenciamento de auditorias de sistema de gestão. 

Norma ISO 9001 – Como implantar?

A ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente que visa fornecer produtos e serviços que atendam à expectativa do cliente e as exigências legais aplicáveis. A norma está estruturada de acordo com o ciclo PDCA de melhoria contínua. Para que ocorra a implementação da norma ISO 9001 é necessário contratar uma empresa de consultoria especializada no assunto, ou mesmo, organizar um grupo de funcionários para realizar a atividade. Nessa fase os processos da empresa serão adequados ao modelo de certificação da norma. Implementar e certificar são etapas diferentes, porém com o mesmo objetivo de qualidade total.  

Qual o tempo para a obtenção da certificação ISO 9001?

O tempo que uma empresa pode levar para obter uma certificação ISO 9001 pode variar muito, pois isso depende de alguns fatores como: porte e setor da empresa, comprometimento da direção, número de funcionários e o envolvimento destes no processo e até mesmo a consultoria que está de apoio. Geralmente o tempo mínimo para esse projeto leva em torno de 6 meses a 1 ano (pequenas e médias empresas).  

Qual a validade da certificação ISO 9001?

Os certificados ISO possuem validade de 3 anos a contar da data da auditoria de certificação. Ao longo desses 3 anos a empresa passará por uma nova auditoria de certificação (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período.  

Benefícios das normas da ISO 9000

A implantação da ISO 9000 promove inúmeras vantagens tanto para os clientes, garantindo a satisfação efetiva com relação ao produto ou serviço adquirido; Quanto para as empresas com uma maior participação no mercado, maior competitividade e maior lucratividade, entre outras muitas. Uma norma bem implantada leva a redução de custos porque diminui a quantidade de erros e o desperdício. Também leva ao crescimento e à mudança na escala de produção, o que na maioria das vezes ajuda a baixar os preços. Isso garante uma maior satisfação dos clientes que, assim, compram mais, melhorando os resultados da empresa. É um ciclo de melhorias contínuas.