A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, ela estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização.
O principal objetivo é melhorar a gestão de uma empresa, podendo ser aplicada em conjunto com outras normas de funcionamento (por exemplo, normas de saúde ocupacional, de meio ambiente ou segurança). Porém, existem empresas que adotam a norma por outros motivos, tais como: exigência de cliente, melhorar o NPS (Net Promoter Score) da empresa ou aumentar sua confiabilidade perante seus stakeholders.
Apesar de não ser obrigatória, de acordo com a International Organization for Standardization, a ISO 9001 já foi adotada por mais de um milhão de empresas ao redor do mundo. Sendo assim, a ISO 9001 tornou-se a norma de gestão da qualidade mais popular do mundo.
Empresas que adotam esta certificação possuem maior garantia de que seus processos serão executados de forma correta, evitando prejuízos não previstos pelas empresas e garantindo um melhor aproveitamento de seus recursos, impactando positivamente em sua margem de lucro.
Se você ainda não conhece nada sobre a ISO 9001 ou não domina o assunto por completo, preparamos esse guia definitivo para você ter tudo o que precisa saber para se tornar um expert no assunto.
- O que é a ISO 9001?
- História
- Quem pode se certificar?
- Existe momento para ter?
- Última atualização
- Por que ter?
- O que fazer com a não conformidade?
- Tempo para certificar
O que é a ISO 9001?
A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, ela estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização.
Bom, essa é a definição que usamos aqui na Novofoco Consultoria Inclusive é a definição que apresentamos a nossos clientes para explicar o conceito.
“A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001…”
A ISO 9001 foi criada no exterior e precisou de representantes em outros países para representar a International Organization for Standardization (ISO). Aqui no Brasil, a escolhida foi a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ela foi a responsável por disseminar a norma no país.
“…ela estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização.”
Para uma empresa alcançar um alto patamar de qualidade, a ISO estabeleceu diretrizes para que as empresas conseguissem ter processos bem definidos e clientes satisfeitos. Assim, caso uma empresa não consiga atender aos requisitos, ela não será certificada.
Devido a sua grande utilidade para uma empresa, a International Organization for Standardization decidiu criar outras normas baseadas na ISO 9001 para áreas específicas, elas são:
- ISO 13485 – Especializada em aparelhos médicos;
- ISO 17582 – Organizações eleitorais;
- ISO 18091 – Governo local;
- ISO/TS 22163 – Empresas que possuem transportes sobre trilhos;
- ISO/TS 29001 – Indústrias de petróleo, petroquímicas e gás natural;
- ISO/IEC 90003 – Engenharia de software.
Como surgiu a ISO 9001?
A ISO 9001 foi criada em 1987, possuía uma estrutura igual a outra norma britânica, BS 5750. Além disso, também era influenciada por normas de gestão encontradas nos Estados Unidos. Nesta época, a norma se aplicava apenas às empresas que eram voltadas para criação de novos produtos.
Após a sua criação, a norma passou por atualizações diversas vezes:
- 1994 – A norma tornou a garantia da qualidade como base para certificação;
- 2000 – Foi introduzida a visão de foco no cliente;
- 2005 – Melhorias em relações à Stakeholders;
- 2008 – Elaborada para melhorar sua compatibilidade com a ISO 14000;
- 2015 – A versão mais modernizada da norma, implementação da mentalidade de risco.
A mais recente foi a versão lançada em 2015, ela tornou-se obrigatória no ano de 2018. Por isso, se até Setembro de 2018 as empresas que possuíssem sua antiga versão não a atualizassem, elas perderiam sua certificação.
Quem pode obter a norma?
A ISO 9001 foi feita para qualquer tipo de empresa, independente do tamanho. Isso significa que os requisitos e diretrizes da ISO 9001 são os mesmos para qualquer tipo de organização, seja ela prestadora de serviços ou até mesmo empresa júnior.
Quando obter a ISO 9001?
Como dissemos neste post, depende muito da situação, vamos primeiro ao objetivo da norma. As ISO’s possuem a função de melhorar a gestão do segmento e área corporativa para qual foi destinada. Muitas empresas precisam da norma de qualidade quando estão passando por problemas de processos ou gestão no geral.
Por outro lado, muitas empresas já chegaram até nós sem nenhum problema porque já possuíam processos bem alinhados e uma gestão muito bem executada, mas para fornecerem para algum cliente é necessário a certificação na norma
Mudanças na ISO 9001:2008 x 9001:2015
A principal mudança na norma foi a não obrigatoriedade do RD (Representante da Direção) com o objetivo de trazer a Diretoria da empresa mais próximo para a manutenção dos processos e tornar a ISO 9001 parte da cultura da empresa. Além disso, houve a adoção da Mentalidade de Risco. Isto é, nesta versão as empresas irão prever os possíveis riscos que poderão sofrer e já traçar estratégias para que não ocorram.
Por que obter a norma?
A norma mexe em diversas partes da empresa, as principais são: liderança engajada na ISO 9001, foco no cliente, redução de custos, melhoria da reputação em relação aos stakeholders e melhoria na gestão do conhecimento.
Não conformidades: o que fazer?
Caso você seja auditado e tenha não conformidades, calma! Isso não significa que você ficará sem sua certificação, mas cuidado com a quantidade. Se forem muitas, pode ocorrer a não certificação.
Qual é o tempo para certificar?
Não é possível definir um tempo exato para a duração do processo. Esse tempo varia de empresa para empresa. Fatores como empenho, tamanho e tipo da organização, entre outros, ajudam a definir a duração total. Geralmente, as empresas levam de 6 meses a 1 ano.