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5 motivos para implementar uma pesquisa de clima no seu negócio

Lidar com a gestão de pessoas não é tarefa fácil. Muitos profissionais acham que apenas avaliar desempenho e fazer um bom processo seletivo garantem um bom ambiente de trabalho, mas nunca fizeram uma pesquisa de clima organizacional.

Diversas empresas possuem problemas na gestão de pessoal e, por não utilizarem esta ferramenta, acabam tomando decisões erradas para solucioná-los.

Uma pesquisa de clima organizacional tem o objetivo de avaliar a satisfação dos funcionários em relação ao seu local de trabalho.

É através da aplicação dela que os gestores de RH conseguem ser mais assertivos nas tomadas de decisão.

Para solucionar um problema da forma correta, é preciso ouvir diretamente as dores de cada pessoa.

Às vezes o problema pode ser de alguma área em específico e a solução mais prática do que se imagina.

Ok, se você veio aqui e quer saber as vantagens da pesquisa de clima organizacional, vamos direto ao ponto. Uma empresa que aplica essa ferramenta obtém:

Melhoria de desempenho

Quando funcionário são ouvidos e seus problemas solucionados, principalmente quando foi um problema que aflige uma maioria, eles tendem a ter um melhor desempenho.

Funcionários felizes trabalham mais, isto é, geram mais benefícios direta e indiretamente para o seu negócio.

Aumento na motivação

Enquanto o Gestor de RH começa a implementar as ações planejadas, com o passar do tempo, será perceptível o aumento da motivação da equipe.

As pessoas estarão mais proativas e prestativas em relação à necessidade da empresa e melhorias que ela demanda.

Maiores agentes de inovação

Agentes de inovação estão presentes em empresas que mantêm seus funcionários felizes. Inovar é ir entregar além do necessário.

Por isso, manter a satisfação de seus clientes internos alta é estimulá-los – de forma indireta – a serem mais inovadores.

Melhora na assiduidade

Funcionários insatisfeitos não têm vontade de ir trabalhar. O local em que uma pessoa mais passa seu tempo é seu trabalho.

Por isso, quanto melhor o lugar, mais vontade de ir até lá ele terá.

 

Menos Retrabalho

Com um colaborador mais feliz, mais minuciosidade e cuidado estarão presentes em sua rotina. Assim, evita o retrabalho e aumenta a velocidade nas entregas finais.

 

Ainda não viu valor? Se você não aplica a pesquisa de clima organizacional no seu local de trabalho, provavelmente você tem um desses problemas acontecendo em sua empresa.

Desmotivação de equipe

Funcionários reclamando por todo canto da empresa e sempre insatisfeitos com a realidade em que se encontram na empresa.

Além disso, se forem perguntados sobre a satisfação em sua rotina diária, os funcionários demonstrarão falta de vontade em efetuar suas tarefas.

Liderança fraca

Uma equipe insatisfeita é um resultado de uma má liderança. Por isso, se existirem pessoas não satisfeitas no local de trabalho, o superior dela também é responsável.

Por isso, problemas não são resolvidos rapidamente e dificilmente serão notados. Já que o chefe – pessoa que deveria resolver os problemas – não sabe lidar com a situação.

Elevado turnover

Em uma empresa onde há grande insatisfação, o turnover geralmente é alto. Turnover é a expressão usada para falar da rotatividade de pessoal da empresa.

Isto é, muita gente sai da empresa, aumenta os custos de contratação de determinada área ou mesmo da empresa inteira.

O que a pesquisa de clima avalia em uma empresa?

A pesquisa de clima organizacional é bastante ampla, ela possui perguntas chaves para avaliar cada parte da organização.

De um modo genérico, ela analisa partes da empresa para dar ao Gestor de RH uma visão holística de seus funcionários em relação a determinadas partes da empresa.  

Ela pode analisar a parte de benefícios da empresa, remuneração, liderança e diversos outros âmbitos considerados críticos pelo Gestor.

Qual é a frequência da aplicação da pesquisa?

Para dar tempo de implementar as ações planejadas, uma pesquisa de clima é aplicada entre 1 à 2 vezes ao ano.

Mais que isso não é recomendado porque muitas vezes as ações implementadas possuem resultados de longo prazo, por isso é necessário um longo intervalo para uma melhor avaliação.

Como a pesquisa pode ser implementada?

Uma empresa não possui restrição sobre como entregar sua pesquisa de clima. Ela pode ser aplicada de diversas formas.

Algumas empresas pequenas ainda implementam em papel e outras maiores possuem uma plataforma exclusiva para isso devido ao tamanho de funcionários.

É preciso avaliar quais recursos a empresa possui para poder decidir qual opção tem o melhor custo x benefício.

E aí, agora que você já sabe os benefício de uma pesquisa de clima. O que acha de implementá-la em sua empresa?

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