Recentemente, a ISO 22000 tem sido uma das normas de qualidade mais buscadas na internet. A sua popularidade vem crescendo aos poucos, ainda não é conhecida por todos pelo fato de ser muito específica, mas isso não a torna menos importante que as outras que já abordamos aqui como a ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.
A norma que passou por uma atualização este ano, foi idealizada para o segmento de alimentos. Ela cuida de todas as etapas da cadeia de alimentos, desde o momento da colheita até chegar no prato do consumidor.
Qualquer empresa do ramo alimentício pode implementar a norma, não existe exclusividade para apenas um tipo de negócio. Por isso a norma é importante, ela não só beneficia as empresas como o consumidor final, melhorando o segmento alimentício das empresas de uma determinada região.
Para esclarecer mais ainda a norma, elencamos uma série de benefícios gerados pela ISO 22000. Confira abaixo:
Melhor aproveitamento dos recursos:
Como toda ISO, a quantidade de recursos utilizados são muito mais aproveitados. Por ser uma norma que cobre toda a cadeia de alimentos, existe uma melhor alocação dos insumos que serão utilizados nos processos.
Aumento da segurança da cadeia de alimentos
Com os processos revisados, a norma assegura que eles funcionarão da forma correta. Evitando que ocorra algum tipo de risco ou perda de material. Essa ISO exige a criação de um programa de monitoramento e melhorias.
Redução de doenças oriundas de alimento
A norma preza pelo controle de perigos que são classificados como físicos, químicos ou biológicos. Isso beneficia, e muito, o consumidor final, evitando a quantidade de doenças ou infecções causadas por alimentos.
Gera confiabilidade entre os stakeholders
Com uma ISO 22000, uma empresa aumenta a confiabilidade em relação aos seus stakeholders. Fornecedores saberão que seus produtos serão bem utilizados e clientes saberão que os produtos/serviços oferecidos serão de boa procedência.
Se a sua empresa já possui algum sistema de gestão como ISO 9001 ou ISO 14001, não se preocupe. A ISO 22000 possui um escopo que permite a integração de outros sistemas, permitindo uma potencialização das suas funções.